Para internautas, Internet influencia mais que TV na decisão de compra

 29/05/2012

A internet se tornou um importante canal de vendas para empresas de todos os segmentos. Cada vez mais, os brasileiros trocam as lojas físicas pelas compras com poucos cliques. 93% dos internautas brasileiros já realizaram compras online e 62% o fazem todos os meses. Os dados fazem parte da pesquisa sobre o comportamento do e-consumidor brasileiro realizada pela Hi-Mídia e M.Sense.

De acordo com o estudo, a internet é a grande influenciadora da decisão de compra. 77% dos entrevistados afirmaram que buscam informações sobre os produtos em sites de busca, redes sociais, blogs ou sites institucionais das empresas. "E mesmo quando a compra não é realizada pela internet, a consulta de informações na rede é considerada essencial no processo de decisão, o que torna necessária a presença digital mesmo para marcas que não utilizam o canal de venda online diretamente", afirma Bruno Maletta, sócio da M. Sense.

Apesar da diferença no volume de investimento ainda ser muito grande, a publicidade online ganha cada vez mais importância junto aos consumidores. A mesma pesquisa informou que 47% dos internautas a consideram muito influente, contra 38% que julgam que a publicidade na TV exerce muita influência na hora da compra. Esse dado reforça ainda mais a necessidade das empresas investirem em uma presença online mais forte.

Preço e comodidade
A pesquisa apontou também os motivos que levam os internautas a utilizarem a internet para comprar produtos: 68% dos internautas informaram que compram online por causa do preço (principalmente entre os homens) e 56% por conta da comodidade (mais citado pelas mulheres). Variedade dos produtos, facilidade de pagamento e  busca de dicas e informações também foram apontadas pelos entrevistados como principais motivos para comprar online.

Para finalizar o dado mais impressionante da pesquisa: praticamente todos os consumidores comparam preços na internet antes de fazer suas compras, independente se as realizarão em lojas físicas ou online.

Foto by Fotolia

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.