Onde o usuário clica mais no e-mail marketing

14/01/2008

Você já conseguiu superar os principais desafios para conquistar a atenção do cliente potencial, escapou com inteligência dos filtros anti-spam e despertou o interesse com um assunto (subject) provocante. Agora sua missão é fazer com que o leitor inicie a interação com sua empresa, motivado por uma edição perfeita do conteúdo do e-mail.
 
Geralmente ações de marketing direto buscam estimular a resposta do usuário, o call-to-action. Você envia a mensagem esperando que ele interaja de alguma forma com sua comunicação, geralmente através de cliques. Partindo daí muita inteligência pode ser aplicada.
 
O ponto número um de atenção é na construção da peça, sua forma de comunicação e principal instrumento para análise do comportamento dos interesses de seu público.
 
Como em toda comunicação para a internet, evite usar textos muito longos e cansativos. Utilize o e-mail apenas como uma forma de chamada para o conteúdo. Se precisar apresentar mais informações, convide a acessar seu site. Assim você saberá quais os links mais clicados, quais usuários e de quais perfis clicaram em cada um dos links.
 
Cuidado com imagens
É comum encontrar campanhas de e-mail marketing que contenham apenas imagens. O uso excessivo de imagens em e-mail acaba sendo prejudicial: muitos leitores as bloqueiam e são demoradas para carregar. Estudos comprovam que o uso de imagens não aumenta a taxa de resposta. Lembre-se que você está usando e-mail e não mala direta.
 
E-mails contendo links ao longo do texto recebem 54% mais cliques que links em imagens. O usuário está mais acostumado a localizar os links em texto.
 
Evite apresentar vídeos ou chamadas em Flash, pois essas funcionalidades podem ser bloqueadas pelos leitores de e-mail e você perderá oportunidades de passar sua mensagem a alguns usuários. Sempre que preciso, coloque uma imagem que faz chamada ao recurso multimídia e faça um link para seu site, assim você evita possíveis bloqueios e monitora os cliques dos usuários.
 
Um dos indicadores de resultados mais concretos em ações de e-mail marketing é a taxa de cliques/leitura, que indica o grau de interação dos usuários com a sua mensagem. Quanto maior, melhor.
 
Quanto mais cliques no e-mail, mais visitantes para seu site e maiores as chances de venda e exposição de seu produto. 11% das vendas online no varejo acontecem por campanhas de e-mail marketing – esse número por si só já é um grande motivador para trabalhar bem o estímulo a resposta.
 
Analisar os cliques realizados em suas ações é a atividade de inteligência mais básica a ser realizada. Quem foram os usuários que clicaram? Qual o link mais clicado? Por que ele foi mais clicado? Quem eu queria que clicasse, clicou?
 
E quem leu mas não clicou, fica assim mesmo? Monitorando o comportamento de seus clientes muitas idéias surgirão e mais inteligência poderá ser adicionada em suas próximas ações. [Webinsider]
 
 
 
Fabio Nunes é Diretor de Serviços da Zartana e Navita e atua na concepção e desenvolvimento de softwares para marketing direto.

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