O próximo passo na tecnologia de banda larga móvel No ratings yet.

03/08/2007
 
A próxima geração de banda larga móvel, incluindo 3G Long Term Evolution (LTE), xMax and WiMAX móvel, deve revolucionar o cenário de telecomunicação móvel na Europa. As maiores operadoras da região já estão fazendo estudos sobre o potencial desta nova tecnologia como uma maneira de sustentar sua rentabilidade e aumentar a média de receita por usuário (ARPU).

“A tendência é que a receita das empresas européias com tráfego de voz, sua principal fonte de renda, diminua devido a saturação do mercado e outros meios de comunicação como Voz sobre IP (VoIP), além da redução das tarifas locais e de roaming, de acordo com as normas regulatórias de cada país”, revela Luke Thomas, gerente de programas da Frost & Sullivan.

Com isso, as companhias estão procurando por diferentes tecnologias móveis de banda larga para ampliar a receita por usuário na aplicação de dados e, desta maneira, continuar com lucros a longo prazo. O padrão atual de WiMAX ainda não está otimizado para VoIP móvel em alta velocidade. “Além disso, esta tecnologia terá como alvo inicial desktops e notebooks, em preferência aos smartphones”, afirma Thomas.

A tecnologia xMax habilitará potencialmente os fornecedores desta solução a oferecer ligações locais e a longa distâcia sem limites, assim como mensagens de texto ilimitadas a preços mensais muito baixos. O xMax deve ser a primeira gerção de 4G disponível comercialmente em 2008. Uma vez que o 3G LTE se torne um padrão estabelecido, sua performance será superior à do WiMAX móvel. “A maioria das redes de celular na Europa precisará de um upgrade para suportar o 3G LTE. E as operadoras ainda estão em dúvida se devem desligar suas redes atuais para aderir à esta nova tecnologia”, finaliza o analista.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *