O marketing dos próximos anos


A explosão de novas tecnologias está ampliando o campo de diferenciação relacionado à inovação, gerando novos modelos de negócios. Ao mesmo tempo, estas novas tecnologias estão cortando custos e diminuindo o tempo do ciclo de vida de produtos e serviços, bem como permitindo acelerar a capacidade de reação dos concorrentes.

As práticas de marketing dos próximos anos, sofrerão pressões e desafios do mercado, entre elas destacamos:

  • Proliferação de ofertas no mercado, combinado a um lento crescimento;
  • Maior transparência da cadeia de valor e estruturas de custo;
  • Comoditização de ofertas (tendência de produtos e serviços possuírem atributos, qualidade e preços semelhantes);
  • Internacionalização das empresas através da globalização das atividades de manufatura, vendas, administração, sourcing, etc., baseando se no critério de menor custo, dentro do nível de qualidade especificado;
  • Desenvolvimento de marcas e comunicação globais, gerando grande economia em marketing e comunicação;
  • Aceleração tecnológica e disseminação do conhecimento, abreviando ciclo de vida dos produtos.
  • A Estratégia de Comunicação deverá estar mais voltada para os meios interativos e focada na acumulação de capital de relacionamento junto a seus clientes. O elemento crucial é a qualidade e profundidade nos relacionamentos.

As empresas não competirão com base nas assimetrias da informação, elas competirão com base nas interações e na administração das experiências dos clientes com seus produtos e serviços. O foco das organizações competitivas estará em fornecer soluções e serviços diferenciados e no relacionamento , não na transação.

As empresas vencedoras serão as mais preparadas para criar capital de relacionamento e interagir cada vez mais e melhor com seus clientes mais valiosos. Os novos modelos de negócio deverão focar o mercado e o consumidor, descobrindo qual a forma de negócio que o cliente quer, desenvolvendo e aperfeiçoando novas proposições de valor, de forma a atender estas expectativas. Trata-se de uma postura pró-ativa.

A única maneira de se atingir estas expectativas, é através da utilização da Tecnologia da Internet como ferramenta de comunicação, administração e planejamento. A tecnologia da Internet é uma ferramenta que propicia ofertar serviços diferenciados, que criam valor para os clientes, gerando lealdade e fidelidade. Permite criar novos modelos de negócio, acessar novos canais e desenvolver novos mercados. O site é o principal veículo dessa corrida competitiva, pois integra diferentes tecnologias.

Max Ribeiro – Administrador de Empresas e MBA Marketing FIA/FEA/USP. Atua no planejamento e atendimento de projetos de comunicação interativa e como consultor de marketing
Site: www.2getmarketing.com.br
e-mail: max2getmarketing.com.br

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