No mês da criança Microsoft incentiva uso seguro da web

12/10/2006

No mês da criança a Microsoft Brasil incentiva a conscientização da comunidade sobre as melhores práticas para navegar na Internet de forma segura. Por meio do site www.navegueprotegido.org, crianças, pais e educadores têm acesso a dicas sobre o tema. Neste mês será possível ainda acessar um Hot Site, com história em quadrinhos interativa, jogos e quizz do Senninha, além de baixar proteção de tela, papel de parede e emoticons exclusivos para serem utilizados no Windows Live Messenger. Ainda neste mês entra em teste no Brasil o novo Windows Live OneCare Family Safety – uma ferramenta desenhada para proporcionar uma experiência de web mais segura para toda família.

O Navegue Protegido conta com o apoio institucional do Instituto Ayrton Senna, da Fundação Abrinq e ONG Associação Cidade Escola Aprendiz, que juntamente com a Microsoft, têm o objetivo de disseminar as práticas mais seguras para compras online e operações bancárias, ensinar usuários comuns de PC a identificar sites não seguros e, ainda, aumentar sua segurança e privacidade na Web. Tudo isso por meio de vídeo e conteúdo especialmente desenvolvidos.

Os números reforçam a importância dessa iniciativa. No Brasil são 13,4 milhões de usuários de Internet e o país é campeão no tempo de permanência online – 20 horas e 39 minutos conectados à rede mensalmente (dados Ibope/NetRatings, julho 2006).

O mais importante para navegar seguro é unir educação e as ferramentas tecnológicas adequadas para este propósito, afirma Ana Claudia Alves, gerente de soluções de segurança da Microsoft Brasil. A Microsoft Brasil trabalha para que crianças e adultos possam utilizar computadores e Internet com segurança e privacidade. Por isso, investe em educação e treinamento, no desenvolvimento de novas tecnologias e no estabelecimento de parcerias com outras empresas, governo e instituições.

As crianças e jovens têm acesso a dicas de navegação segura, amizade virtual, glossário da Internet, respondem a um quizz com perguntas rápidas sobre os conceitos da navegação ilustradas com situações do Senninha sobre o assunto, entre outros temas. Já os pais, podem obter informações de como direcionar a utilização da Internet pelos filhos, fazendo da rede uma ferramenta de pesquisa e um complemento educacional. É possível ainda apreender a rastrear os sites que os filhos visitam para se certificar que são páginas com teor adequado à sua idade.

O suporte ao uso da tecnologia na educação é outro escopo da campanha Navegue Protegido. Professores têm apoio à utilização da Internet em sala de aula no auxílio ao aprendizado e ajuda para planejar aulas, bem como a indicação de sites seguros com atividades interessantes para os alunos.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.