Mude sua área de trabalho para a internet

18/02/2008

Acessar arquivos de texto, planilhas, apresentações, e-mails e outros recursos de qualquer lugar, sem recorrer ao seu computador de casa ou do trabalho, é uma das vantagens trazidas pela Web 2.0. Este conceito representa a segunda geração dos serviços na internet, como a disponibilidade de aplicativos online que antes só poderiam ser usados se fossem instalados no computador.

Graças a algumas ferramentas desse tipo, baseadas na própria internet, o usuário não está mais preso ao bom e velho Office da Microsoft instalado no seu computador nem à sua pasta ‘‘Meus Documentos’’. Agora, é possível ao usuário dar prosseguimento ao seu trabalho, de qualquer lugar, desde que tenha um acesso à internet — onde ficam armazenados todos os seus arquivos.

A oferta de novos serviços online, dentro do conceito de Web 2.0 é a chave da concorrência entre os grandes nomes mundiais ligados à tecnologia. É nesse sentido que a Microsoft enveredou-se no intuito de comprar o Yahoo, para fazer frente ao avanço do Google, que tem pisado no calcanhar da empresa de Bill Gates ao disponibilizar na web, de forma gratuita, aplicativos rivais do Office. Não é só o domínio do Google no segmento de buscas que incomoda a Microsoft. A guerra envolve tudo que gera acesso e fluxo de informações na internet.

Além das facilidades quanto à acessibilidade, os aplicativos baseados na web também se destacam por permitir a colaboração entre os usuários — uma característica excelente para usuários de grupos, comunidades, escolas, famílias e empresas. Uma dessas novidades presentes na rede é o Google Apps, que no mês passado ganhou uma nova versão comercial — a Premium, para empresas. Além desta novidade, o Google Apps conta com as versões gratuitas Standard (para usuários comuns) e Education (para escolas sem fins lucrativos), e a Professional (que custa US$ 50 por ano).

Na versão gratuita, com a ajuda das ferramentas o usuário pode criar, compartilhar e colaborar na elaboração de documentos em tempo real (através da ferramenta Google Docs); criar e publicar páginas da web com o Page Creator; marcar reuniões e outros eventos usando agendas compartilháveis (através da Google Agenda); enviar mensagens de texto e chamadas de voz (Google Talk), além de gerenciar seus e-mails com capacidade de armazenamento de 6,4 GB por conta. Os usuários do serviço de e-mail do Google, o Gmail, já podem experimentar o Google Docs fazendo o login no site docs.google.com.

Outra solução de escritório online é fornecida pelo site Zoho (www.zoho.com). Editor de textos, planilha de cálculos, editor de apresentações, controle de projetos são alguns dos atrativos das ferramentas online — e também gratuitas. O site brasileiro Aprex (www.aprex.com.br) é outra opção de qualidade. O serviço oferece a possibilidade de editar textos e apresentações para compartilhamento online, além de organizar e-mails, armazenar dados em um disco virtual e até realizar trabalhos de e-mail marketing.

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