MSN Search estréia com novidades


14/02/2005

A Microsoft estreou oficialmente o MSN Search, primeiro mecanismo de busca web da história da empresa. O líder Google e o Yahoo Search passam a enfrentar um concorrente de peso, com novidades como busca por músicas, conteúdo didático da Encarta e disposição financeira para fazer propaganda.

Depois de dois anos e meio de preparação, o MSN Search entrou no ar em 25 países com novo visual. A mudança marca o fim do relacionamento do Yahoo com o MSN, já que o buscador da Microsoft utilizava a tecnologia da agora rival há três anos.

Como os concorrentes, o MSN Search vai além da busca na web, unindo serviços de música, vídeo, informações didáticas e busca dentro do HD.

A MSN Search lança mão do conteúdo de sua famosa enciclopédia Encarta, disponibilizando cerca de 40 mil artigos e um precioso serviço de busca de serviços e produtos pela vizinhança, que promete ajudar as americanos a caminhar o mínimo possível para comprar o próximo hamburguer.

Outro dispositivo útil é a barra de ferramentas para a busca por conteúdo multimídia, e-mails e outros arquivos presentes no disco rígido. A opção é uma resposta ao Google Desktop Search e à ferramenta semelhante do Yahoo.

Um grande diferencial da nova arma da Microsoft são as perguntas. As indagações têm que ser testadas com paciência, pois a mudança de uma única palavra na sentença pode mudar a resposta. Mas no sistema do MSN é possível digitar uma dúvida e receber a resposta como primeira entrada na lista de ocorrências. Mais que isso: se você escolhe, por exemplo, Who killed Kennedy, (Quem matou Kennedy) recebe a biografia de Lee Harvey Oswald e links diversos, que incluem acesso ao conteúdo pago da Encarta. Durante a busca você recebe um passe de duas horas para vasculhar a enciclopédia, cronometrado por um reloginho no topo da tela. E isso pode ser repetido quantas vezes a curiosidade exigir, já que em casa nova busca o bônus é acionado.

As pesquisas podem ser refinadas por idioma e ordem de preferência de listagem dos sites. É possível escolher a exibição dos sites mais populares ou dos atualizados mais recentemente. A busca de imagens pode ser organizada por fotos coloridas ou em preto e branco, o que agiliza o trabalho quando o retorno é muito grande. Na busca de músicas o MSN Music integrado oferece informações, listas de CDs e músicas lançadas, além de, é claro, faixas que podem ser baixadas ao preço de US$ 0.99 (R$ 3) – só nos EUA. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.