Marketing de performance ganha espaço entre clientes

08/01/2008

Uma das principais parcerias do Google no Brasil, a agência MídiaClick nasceu em 2006 a partir da AgênciaClick e hoje segue vida própria, mas pode ser uma das próximas aquisições da holding Isobar (Grupo Aegis) no País.

Fundada por Marcelo Sant’Iago, ex-presidente do Interactive Advertising Bureau (IAB) e atualmente membro do conselho da entidade, a MídiaClick ainda tem Pedro Cabral, presidente da holding Isobar para América Latina, como um dos acionistas.

A MídiaClick trabalha com o conceito chamado de marketing de performance. Isso significa, segundo Sant’Iago, que todas as ações feitas para os clientes podem ter seus resultados auferidos. A maioria das ações, portanto, estão ligadas à internet, especialmente às de "search marketing" – daí a razão para a empresa trabalhar bastante com o Google.

"Os objetivos de cada ação, neste caso, são sempre pré-definidos", afirma Sant’Iago. "Os sites de busca são os principais geradores de resultados", afirma. O especialista refere-se, por exemplo, a campanhas de links patrocinados. Lembrando que o preço de cada clique (aquilo que o anunciante paga ao site, caso a palavra comprada seja pedida na pesquisa pelo internauta e ele clique, enfim, no site do anunciante) custa de R$ 0,5 a R$ 50. "Quanto mais genéricas as palavras, mais caras elas custam. Um exemplo é a palavra ‘celular’", detalha Sant’Iago.

Prova de que os grandes clientes estão apostando no marketing de performance é que a AgênciaClick fechou um contrato com a Motorola. Nele está previsto o gerenciamento de toda a estratégia de marketing on-line da companhia em toda a América Latina. Bradesco, Fiat, Editora Abril, Sky, Whirlpool (Brastemp e Consul) são outros clientes da agência.

Sobre as diferenças entre as atividades da AgênciaClick e as da MídiaClick, Sant’Iago afirma que enquanto a primeira é muito mais voltada para a estratégia, com soluções complexas, com desenvolvimento de um trabalho de brand, a segunda é muito mais tática, "focada unicamente nos resultados". "Na verdade, são dois trabalhos que se complementam", considera o presidente da MídiaClick.

Segundo o presidente da MídiaClick, 41% das campanhas de internet nos Estados Unidos estão ligadas à busca. "É um mercado de cerca de US$ 10 bilhões naquele país", explica o executivo, ao ressaltar também que o objetivo do marketing de performance é gerar pedidos de propostas por meio da internet. "Queremos reduzir o custo de aquisição do cliente. Ou seja, reduzir o valor de quanto ele terá de investir para vender um produto."

Os maiores sites de busca no Brasil são o Google e o Yahoo!, mas de acordo com Sant’Iago existem cerca de oito mil sites do gênero. Para 2008, o presidente diz que a MídiaClick deverá obter um crescimento entre 30% e 40%. "Trata-se de um mercado novo, com muito espaço para crescer", completa.

Sobre o perfil dos clientes para o marketing de performance, ele é bastante variado: imobiliário, automotivo, financeiro. "Estes são os principais setores, mas o segmento de educação também vem se destacando", finaliza Sant’Iago.
(Gazeta Mercantil/Caderno C – Pág. 5)(Sandra Azedo)

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