Jocar aprimora sistema de vendas on-line

12/09/2006

Lançado em 2005, o site www.jocar.com.br tem o objetivo de ser o e-commerce de autopeças mais claro e simples da Internet brasileira. Por isso procurou ter um banco de dados consistente, onde o consumidor consegue efetuar cotações e compras mesmo sem ser um grande conhecedor do assunto. Devido a complexibilidade do mercado de autopeças, antes de iniciar efetivamente o projeto de construção do site, Moisés Sirvente, diretor executivo da Jocar, buscou conhecer portais de e-commerces automotivos de diferentes países com o objetivo de entender a forma que o mercado de reposição on-line se estrutura no mundo.

Para o desenvolvimento do portal de e-commerce, a Jocar utilizou como referência a linguagem adotada pelos concorrentes norte-americanos como Car Parts , Inner Auto Parts e Active Auto Parts, esperando desenvolver um site confiável e prático. “O grande diferencial de nosso site é o sistema de busca, que conta com a mesma tecnologia dos varejos eletrônicos de autopeças norte-americanos, entretanto optamos por desenvolver um sistema ainda mais claro e confiável, pelo fato do mercado de autopeças no Brasil ainda não ser popular”, esclarece Moisés.

De acordo com o diretor, um dos pontos que a Jocar aprimorou em relação aos concorrentes americanos era o ambiente gráfico. Para tanto, utilizou como referência os grandes portais de e-commerces varejistas brasileiros como o Submarino, com objetivo de desenvolver um site com o qual o brasileiro se idenficasse. “Decidimos que nosso site devia ter um ambiente no qual o internauta se sentisse confortável ao navegar como se estivesse em uma loja de departamentos”, afirma Moisés.

Apesar das vendas dentro de São Paulo representarem 51% do faturamento do e-commerce, a empresa pretende até o fim desse ano aumentar em 30% a participação nos demais estados do país e se tornar o principal portal do segmento automotivo brasileiro, para em seguida fazer concorrência aos portais americanos.

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