Internet reduz tempo de desemprego


16/08/2005

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho revela que o período de desemprego é 26 dias menor quando a contratação se dá via Internet. Outros fatores de redução do tempo de procura são a utilização de serviços de recolocação profissional, a contratação em regime de prestação de serviços, ser homem e trabalhar em São Paulo.

“O acesso às vagas é mais fácil e rápido pela Internet e pelos serviços profissionais oferecidos para a recolocação, com redução do tempo de desemprego em 55 dias”, revela o coordenador da pesquisa, Thomas Case.

Já a terceirização facilita a contratação em 14 dias, pois o custo para o empregador cai 40%. Ser homem reduz em quase 11 dias a procura por emprego e trabalhar em São Paulo diminui em 6 dias.

Os fatores que mais contribuem para o aumento no tempo do desemprego são a contratação por indicação, ser um profissional com níveis hierárquicos baixo, a contratação em regime de CLT, ter um negócio paralelo e ser mais velho.

Por meio de indicações, os candidatos levam quase 7 dias a mais para conseguir uma vaga e os iniciantes demoram cerca de 13 dias a mais. Contratações em regime de CLT aumentam em 14 dias a procura e ter outro negócio adiciona 8 dias na procura.

“A idade é um dos principais fatores de demora na recolocação. Um executivo de 50 anos, por exemplo, necessitará de 38 dias a mais para conseguir um emprego do que um profissional de 30 anos de idade”, explica Case.

A pesquisa, intitulada “A Contratação, A Demissão e A Carreira dos Executivos Brasileiros – 2005”, foi realizada entre os meses de maio e julho deste ano em todo o Brasil. O questionário, composto por 348 perguntas, foi respondido por mais de 31 mil profissionais.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.