Google projeta sua própria internet


29/08/2005

O Google não dá descanso a seus rivais. Agora, o sistema de buscas está comprando cabos de fibra óptica em todo os Estados Unidos e adquirindo conexões velozes das telecoms Cogente Communications e WiTel. Para quê? Para, segundo o site Business 2.0, construir uma internet paralela, já batizada de Google Net, que poderá ser acessada gratuitamente por seus usuários.

A GoogleNet permitiria também economizar milhões de dólares em operações de busca. Explica-se: cada vez que um internauta realiza uma pesquisa, o Google tem de pagar US$ 60 mensais por megabit por segundo para um provedor como a AboveNet fazer a ponte entre seus servidores e uma operadora de acesso à rede por banda larga.

Com uma internet própria, o Google poderia dispensar o provedor, reduzindo bastante seus custos, que se tornam mais altos, na medida em que crescem seus serviços de publicidade online.

Além disso, os internautas seriam beneficiados, pois poderiam baixar mais rapidamente grandes arquivos de vídeo e áudio de parceiros do Google, como a Fox News e C-Span.

João Magalhães

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *