Google permite ler livros online

30/11/2006

A gigante de buscas Google implementou uma inovação na ferramenta Book Search, que tem a versão em português de Busca de livros, e que permitirá visualizar trechos ou livros inteiros diretamente na Web.

O aplicativo possibilita visualizar arquivos digitalizados de livros e possui suporte a zoom ou modo de tela cheia, para facilitar a leitura.

O site mantém a utilização do formato PDF, da Adobe, mas dispensa que o usuário acione o programa leitor Adobe Reader, gratuito, porém pesado, o que aumentará a agilidade na consulta aos documentos.

Mas o número de obras com trechos em português é limitado. Uma das razões para essa limitação é que o acervo em português do serviço é pequeno comparado ao inglês, já que o Google tem mais acordos firmados com bibliotecas norte-americanas em seu mega-projeto de digitalização de livros.

O site do Busca de Livros, a exemplo do original em inglês Book Search, traz links para lojas que vendem livros online.

O funcionamento do sistema é o mesmo: basta digitar uma sentença de busca no mecanismo e, no caso de buscar livros completos, selecionar a opção Livros com visualização completa.

Em seguida, aparece o mini-aplicativo que exibe, direto na janela do programa navegador, a obra escolhida, com o termo de busca em destaque.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.