Estudo mostra que 46,8% das empresas utilizam e-commerce


03/11/2005

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – Camara-e.net, acaba de fazer um levantamento entre Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) de várias partes do Brasil, para saber o grau de inclusão digital em que estas empresas se encontram.

Segundo pesquisa, realizada incialmente nas cidades de São Paulo, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, 90,4% das MPMEs consultadas utilizam o recurso Internet, sendo que 86,4% delas fazem este uso por meio da banda larga. Por outro lado, 46,8% das empresas entrevistadas já utilizam ferramentas de comércio eletrônico, e 76,3% possuem site na Internet. Além disso, as pequenas empresas estão comprando mais e mais os seus suprimentos pela Web, fomentando, assim, o B2B; 60,6% fazem o uso da rede para esse fim.

Cid Torquato, diretor executivo da Camara-e.net, ressalta que “as pequenas empresas são mais do que apenas a base da economia de qualquer país; são a base da sociedade. O seu fortalecimento é fundamental para o desenvolvimento sustentável e equânime do Brasil”. E completa: “podemos identificar um país desenvolvido de um em desenvolvimento pela porcentagem de participação da pequena empresa em seu PIB e sua capacidade exportadora”.

Quadro das MPMEs

Possuem mais de 10 computadores

  41,3%

Usufruem dos recursos da Internet

  90,4%

Possuem banda larga

  86,4%

Possuem site na Internet

  76,3%

Fazem Comércio Eletrônico

  46,8%

Compram pela Internet

  60,6%

Apontaram produtos de informática e tecnologia
como os mais comprados

  44,5%

Acham que comunicação e marketing são a principal
dificuldade para se trabalhar com Comércio Eletrônico

  27,8%

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.