Redes sociais são essenciais como estratégia de marketing digital

As mídias sociais continuam bombando e não devem, em hipótese alguma, ser deixadas de lado no planejamento das estratégias de marketing digital.

Com a evolução da internet, as ações de comunicação de empresas se tornaram interativas, permitindo ao consumidor um relacionamento próximo e individualizado com a marca. Nesse contexto, as redes sociais são ferramentas significativas e que não podem ser ignoradas em estratégias de marketing digital. Elas favorecem a comunicação bidirecional, na qual o locutor (empresa) e interlocutor (consumidor) se comunicam instantaneamente e frequentemente, sobre diversos assuntos.

Ao mesmo tempo, nunca os consumidores puderam se expressar com tamanha liberdade e alcance, o que pode representar oportunidades e ameaças para as empresas, pois sua reclamação ou elogio pode ser facilmente localizado nos mecanismos de busca por consumidores interessados em determinadas marcas. Por isso, estar ligado no que está sendo falado sobre sua empresa é também uma forma de evitar e gerenciar possíveis crises, ou aproveitar ainda mais os momentos em que sua empresa está indo bem.

Os resultados de um estudo realizado pelo CONECTA, uma comunidade online de pesquisa, apresentado durante o youPIX SP Festival de 2014, comprovam estas ideias. O estudo mostrou que o jovem internauta brasileiro possui, em média, perfil em não uma, mas SETE redes sociais. As mais populares são: Facebook (96% dos entrevistados possuem perfil), YouTube (79%), Skype (69%), Google+ (67%) e Twitter (64%).

Veja no gráfico:

Gráfico sobre marketing nas mídias sociais

Mas eles não estão só presentes, com perfis que às vezes se tornam inativos. Os internautas interagem cada vez mais e navegar por estas redes é um hábito de 90% de jovens de todo o país com idade entre 15 e 32 anos.

Boa parte do acesso às redes ocorre em dispositivos móveis. O aplicativo do Facebook está presente em 88% dos celulares dos jovens, seguido dos aplicativos de email (84%), YouTube (81%) e WhatsApp (79%). Em tablets, o Facebook está instalado em 61%, os e-mails em 57% e o YouTube em 59%.

Em alguns casos, o uso desses aplicativos já se tornou um vício: 89% dos internautas estão continuamente conectados ao Facebook, 87% ao WhatsApp, 80% aos emails e 63% ao Instagram.

Se estes números sobre os hábitos dos internautas nas redes sociais ainda não convenceram você a apostar em estratégias de marketing digital neste meio, dá uma olhada nos resultados relacionados diretamente a empresas: 47% dos internautas gostam de dar feedback às marcas e 40% querem interagir com suas marcas favoritas.

Ou seja, as redes sociais são uma linha direta com aquele que é o foco de qualquer marca ou empresa: o consumidor. É nelas que sua empresa poderá identificar os acertos e erros nas outras estratégias de marketing digital, funcionando como um termômetro, além de melhorar a imagem de sua marca junto ao consumidor.

Se você quiser ler mais sobre por que investir em redes sociais em estratégias de marketing digital, dê uma olhada nestes posts:
Vale a pena apostar o futuro da sua empresa no Facebook? 
Por que apostar em marketing digital no Twitter 

 

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