Entrevista: internautas buscam sites simples e lógicos


21/10/2003

Que páginas da web com navegação difícil e categorias confusas espantam os internautas, ninguém discorda. O que muitas vezes passa despercebido aos olhos dos desenvolvedores é o fato de que seus próprios web sites podem apresentar graus de acessibilidade pouco eficientes para o usuário.

Refletindo exatamente sobre a importância do conceito de usabilidade, a Sirius Soluções Interativas criou há cerca de duas semanas o www.usabilidadebr.com.br. A página fornece noções de navegação, ferramentas, dicas de como elaborar um site eficiente e também consultoria online, para o usuário que quiser tirar dúvidas específicas.

Em entrevista ao Webworld, Sérgio Carvalho, sócio-diretor da Sirius, falou sobre a importância do conceito de usabilidade para se conseguir uma página de sucesso.

Webworld – Como surgiu a idéia de se criar um site sobre usabilidade?
Sérgio Carvalho – Há anos trabalhamos com o conceito de usabilidade, e acreditamos que ela é a grande motivadora da eficácia e eficiência nos projetos online. Quisemos, então, criar um espaço para fazer com que os usuários pudessem ter conhecimento e entender os benefícios da usabilidade. É uma prestação de serviço para as empresas, para o mercado e para os usuários em geral.

Webworld – Qual o grande diferencial da página de vocês em relação aos outros sites sobre o tema ou sobre os manuais de usabilidade?
Sérgio Carvalho – Primeiro de tudo podemos dizer que a didática é o ponto alto do site. Utilizamos um método claro sobre usabilidade, enquanto os sites de hoje são mais herméticos. Somos muito claros e diretos ao falar sobre o conceito, explicando os benefícios dessa metodologia. Ao mesmo tempo, publicamos periodicamente artigos sobre o tema e ainda temos um consultor online. O internauta envia sua pergunta por meio de um formulário disponível no site, nós avaliamos, e publicamos a resposta no site.

Webworld – As pessoas sabem o que é usabilidade?
Sérgio Carvalho – Nós estamos em um processo de catequizar os usuários. As pessoas ainda não sabem os benefícios que a usabilidade pode trazer e como ela pode ajudar. O conhecimento ainda é superficial.

(clique abaixo para ler a entrevista completa)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.