Empresas brasileiras caminham para segunda era da informação

Os noventa executivos das principais empresas que atuam no mercado brasileiro presentes, nesta manhã, na palestra A Empresa e a Segunda Era da Informação, proferida pelo vice-presidente e diretor de pesquisas para América Latina do Gartner, Cássio Dreyfuss, no Business Forum 2002 confirmaram que em 43% delas a internet já é usada como instrumento de processos de negócio.

“Na Era 2 as empresas se tornarão mais dinâmicas, enxutas e ‘virtual’. E isso significa que a internet é o primeiro passo para entrar nesse novo mundo de gestão”, reforça Dreyfuss. Nesta nova era, as companhias precisarão, simultaneamente, se dedicarem às competências essências e serem mais colaborativas. “Nas redes compartilhadas, que serão criadas, cada companhia será responsável por uma parte da cadeia. As empresas terão múltiplos donos”, antecipa o executivo.

E redes são necessariamente estruturas de tecnologia que, segundo o Gartner, junto com negócios serão uma coisa únida: estratégias de negócios, das quais fazem parte tecnologia da informação, financeiro e recursos humanos, principalmente. “Desenvolvam uma visão: entenda o cenário competitivo, analise o papel de TI na empresa e cada processo, e escolha sua solução. Em uma única palavra, desenvolva uma estratégia de TI”, recomenda Dreyfuss.

Teresa Santos

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.