E-commerce brasileiro apresenta melhor usabilidade da AL

07/12/2006

Os websites de comércio eletrônico brasileiro apresentam as melhores soluções de usabilidade dentre os principais países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile e México. A conclusão é do estudo Site Fácil – Melhores Práticas em Comércio Eletrônico – América Latina, lançado pelo Ibope Inteligência.

De acordo com a pesquisa, as grandes lojas de departamento latino-americanas que vendem pela internet apresentam boa usabilidade, porém ainda precisam evoluir para corrigir alguns problemas que podem gerar insatisfação nos clientes e atrapalhar as vendas.

Os principais problemas foram encontrados no contato do consumidor com a empresa. As opções como o fale conosco ou o acompanhamento de pedidos, segundo o estudo, são subaproveitadas. 
 
O estudo analisou 11 websites da Argentina, Brasil, Chile e México. De acordo com o WebLatam, levantamento anual do Ibope sobre o uso da internet na América Latina, 12% dos usuários da rede na região realizam compras on-line.

Submarino, Ponto Frio e Americanas tiveram, juntos, média de 76% de conformidade com as melhores práticas recomendadas pelo Ibope Inteligência. Em segundo lugar ficaram os sites chilenos, com 71% de conformidade.
 
Usabilidade é o termo empregado para avaliar a facilidade que o consumidor tem ao acessar um site. Esta pode ser medida pelo tempo que a pessoa leva para entender como a página funciona; pela velocidade com que ela consegue realizar as atividades; pelo número de erros que ela comete e por sua satisfação.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.