De olho no mercado de celular Yahoo e Buscapé lançam buscas em aparelhos móveis

10/01/2007

Com a popularidade dos celulares junto ao mercado e da Internet na decisão de compras, o site BuscaPé e a Hands anunciam o BuscaPé Mobile, um serviço que visa mudar os hábitos de consumo dos usuários móveis.

Através dos browsers dos celulares, eles passam a ter acesso a toda a base de dados do BuscaPé, que inclui mais de nove milhões de ofertas e 54 mil lojas, trazendo características, recomendações e preços atualizados dos produtos.

Hoje, 73% das compras de eletro-eletrônicos realizadas em lojas físicas são influenciadas por buscas na Internet, segundo estudo realizado em outubro passado pela Associação de Eletrônicos de Consumo (CEA) em parceria com o Yahoo!.

Antes de comprar, os consumidores navegam em seus PCs por sites de fabricantes, comparação de preços e e-commerce para certificarem-se sobre a escolha, pesquisando e comparando características dos produtos, recomendações de outros compradores e melhores preços.

“Mas para quê voltar para casa e usar o computador com esta finalidade, se todo mundo tem um celular na mão conectado a Internet?”, ressalta César S. Cesar, diretor de marketing e vendas da Hands.

Com o BuscaPé Mobile, a pesquisa de produtos e preços pode agora ser feita via celular no momento destinado para as compra, em qualquer lugar, seja na loja ou no trânsito.

“O serviço deve acelerar o ritmo de vendas de todo o setor, já que o consumidor reduz em ao menos um dia seu processo decisório, aumentando o giro de estoque”, garante Rodrigo Borges, sócio-fundador do BuscaPé.

Para utilizar o BuscaPé Mobile, basta abrir o navegador do celular, digitar wap.buscape.com.br e informar o produto que se está buscando. Imediatamente serão listados os resultados, em uma página projetada especialmente para visualização em telas pequenas e navegação rápida através do teclado de celulares.

Depois de analisar características e recomendações e se decidir pelo melhor produto, o consumidor pode optar por comprá-lo pelo telefone utilizando a função click-to-call disponibilizada pela Hands, ou se dirigir à loja que venda mais barato.

Uma terceira opção é o poder de negociação que o consumidor terá caso se encontre numa loja onde o preço não esteja satisfatório. “O cliente poderá mostrar o resultado da busca em seu celular para o gerente e negociar um preço igual, ou melhor, do que o oferecido pela concorrência.”, afirma Cesar.

O serviço é gratuito para os usuários em virtude de uma parceria com a Sony. Aplicam-se somente as tarifas das operadoras pelo tráfego de dados, poucos centavos para consultas desta natureza. A Sony aproveita essa inovação para permitir consulta aos preços e compra de equipamentos de sua nova linha de TVs Bravia.

Yahoo! oneSearch
Também o Yahoo acabou de lançar o Yahoo! oneSearch, um serviço de busca totalmente novo destinado a dar aos consumidores exatamente o que eles querem em seus equipamentos móveis — respostas instantâneas. O oneSearch alavanca a profunda experiência da Yahoo!, seu investimento e especialização em busca no desktop, bem como relacionamentos com os principais provedores de conteúdo, para proporcionar uma experiência de busca por comunicações móveis incomparável para os consumidores. Com esse lançamento a Yahoo! expande sua liderança em Internet por comunicações móveis.

O Yahoo! oneSearch já está disponível para os consumidores através do Yahoo! Go for Mobile 2.0 beta. Até o final de janeiro de 2007 a Yahoo! planeja tornar o oneSearch disponível através dos serviços Mobile Web e SMS da companhia. O Yahoo! oneSearch será lançado em versões adicionais de país e idioma nos próximos meses.

O Yahoo! oneSearch muda o jogo na busca por comunicações móveis melhorando fundamentalmente o modo como os consumidores acessam e utilizam a Internet em seus telefones móveis, disse Marco Boerries, vice-presidente sênior de modo de vida conectado da Yahoo!. Ele proporciona uma experiência de busca otimizada para comunicações móveis que entende o que os consumidores estão buscando e apresenta respostas diretamente nos resultados — não apenas uma lista de links da Web para sites no PC. O Yahoo! oneSearch fornece os resultados correntes com apenas uma busca.

Por exemplo, se um consumidor quiser ver os resultados de um evento esportivo específico ele precisa apenas digitar o nome da equipe na caixa de busca. Os resultados da busca listarão primeiro o resultado final do jogo mais recente e informações sobre o próximo jogo programado, e então conteúdos adicionais, incluindo o perfil e a escalação da equipe, o website oficial, fotografias esportivas, artigos de notícias relacionados, imagens da Web, resultados locais e mais. Para pesquisar mais profundamente os resultados, o consumidor só precisa clicar em qualquer item ou categoria. Por exemplo, para obter a caixa de resultados do jogo mais recente ele precisa apenas clicar no resultado final.

O Yahoo! oneSearch também inclui recursos destinados a tornar a busca tão fácil quanto possível para os consumidores, incluindo memorização de buscas anteriores e autopreenchimento para acelerar a entrada de termos comuns. Além disso, o serviço permite fácil navegação para outros websites. Os consumidores podem simplesmente inserir o nome de qualquer companhia e o link para seu site aparecerá no topo dos resultados procurados.

Yahoo! Go for Mobile 2.0

Os consumidores já podem fazer download do Yahoo! Go 2.0 beta (http://go.yahoo.com) em mais de 70 equipamentos de comunicações móveis dos principais fabricantes de todo o mundo e utilizá-lo em sua rede de comunicações sem fios.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.