Cuidados na criação do seu site No ratings yet.

18/08/2007

Todos os dias nos deparamos com inúmeras páginas na Internet.
Podemos verificar modelos notórios de bom aproveitamento da web e outros com pequenas e grandes falhas.
A idéia desse artigo é sugerir algumas dicas para a construção de seu site. Lembre-se que são apenas dicas e não regras. Uma empresa especializada nesse assunto pode ousar na criação de um site porque sabe o que está fazendo, mas seguindo essas dicas você estará mais próximo de ter um site eficiente e amigável para os visitantes do seu site.

Cuidado com a estrutura do seu site

Procure seguir a estrutura padrão recomendada para websites. Seguindo essa estrutura, você terá um site amigável para os usuários, pois eles terão maior facilidade em encontrar o que procuram porque saberão em que local da página procurar.

Cuidado com as cores utilizadas
As cores influenciam o comportamento das pessoas de diversas formas. É necessário realizar um bom estudo para a definição de cores para seu site, levando-se em conta as cores já existentes em sua marca, as cores ideais de acordo com o ramo de seu negócio, as sensações que você deseja provocar em seus visitantes e a combinação ideal para atingir os resultados esperados.

Cuidado com as imagens
É muito importante se preocupar com a qualidade das figuras e fotos que fazem parte do seu site. Além disso, para uma boa estética, é interessante que as suas fotos estejam emolduradas ou que contenham algum acabamento que pode ser feito com softwares de edição de imagens.

Cuidado com a sua marca
É muito importante que ao visitar o seu site, o usuário possa reconhecer facilmente a sua empresa através das cores, imagens e de seu logotipo. Porém, isso deve ser feito com muito cuidado, pois mostrar a sua marca é importante, mas o que o usuário busca não se limita a isso, ele também quer encontrar outras informações sobre sua empresa, produtos e serviços e essas informações não podem ser ofuscadas em momento algum.

Cuidado com o conteúdo
Aqui as dicas são várias. Mas basicamente se preocupe em ter um bom conteúdo, que seja realmente interessante para os visitantes de seu site; escrito adequadamente, ou seja, com ortografia impecável e escrito especialmente para a web; e que a publicação desse conteúdo seja permitida, tanto para textos como imagens, caso sejam de outro autores.

Cuidado com os links
O ideal é que sejam mantidos os padrões visuais para os links de sua página. No entanto, isso pode ser esteticamente difícil. Procure então manter o sublinhado para facilitar a identificação dos links que ficam próximos aos textos e que não têm formato de botão.
Além disso, é importante que ao redirecionar o visitante para outra página, a mesma seja aberta em outra janela do navegador e não na mesma em que o usuário está utilizando para navegar em sua página e ainda que o usuário saiba que será redirecionado. Em contrapartida, evite ao máximo abrir uma página de seu próprio site em outra janela a menos que isso seja realmente necessário.

Outros cuidados
Para finalizar, muito cuidado com os diversos elementos de seu site e suas combinações. A palavra de ordem para tudo aqui é Equilíbrio.
São necessários estudos para garantir uma perfeita combinação dos elementos de uma página, como textos, imagens, cores, menus, entre outros elementos. Imagens ou textos piscantes, cores muito fortes e fontes muito pequenas podem cansar a visão do usuário ou distraí-lo e causar a saída de seu site.

Danielle S. Ramos é gerente de projetos, graduada em sistemas de informação, certificada PMP® pelo PMI®  e responsável pela diretoria geral da Analogia IT Mídia Digital.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *