Conheça as tendências em mídias digitais para 2008

22/01/2008

Após a consolidação da Web 2.0., no ano passado, as corporações preparam-se para uma nova etapa tecnológica, caracterizada pela convergência digital, interesse crescente pelas redes sociais, entre outros aspectos.

"Através das ferramentas da web 2.0, as corporações conseguiram, no ano passado, potencializar os seus negócios, mas agora novas mudanças vão ocorrer, impulsionadas pelas novas tecnologias", afirma Marcelo Povoa, um dos maiores especialistas em mídia digital do País, sócio e diretor executivo da MPP Solutions – empresa especializada em planejamento estratégico, criação e desenvolvimento de soluções para diversas aplicações em Internet.

Entre as tendências e negócios que deverão movimentar o mercado corporativo em 2008, Póvoa destaca a inclusão digital, a expansão de banda larga, a integração entre TV, computador e telefone em terceira geração; o investimento de empresas de telecomunicação em IPTV, o crescimento das redes sociais, como MySpace e Orkut, além do aumento da demanda por soluções anti-spam.

A princípio, Póvoa acredita que, em 2007, o acesso à Internet no Brasil tende a se ampliar mais para outras classes além da A e B. Hoje, apenas 20% dos brasileiros têm acesso à internet, segundo estudo realizado pelo Fórum da ONU, número bem abaixo da média em comparação a outros países.

Segundo o especialista, o aumento nas vendas de computadores se deve à redução no custo para o usuário final, além da iniciativa do governo, de organizações da sociedade civil e empresas que têm investido em projetos para inserir classes menos favorecidas.

Também relacionado à inclusão digital está o aumento de investimentos na banda larga. Embora, essa realidade seja bastante distante para muitas pessoas, o especialista diz que a difusão da tecnologia fará com que as empresas de telecomunicação comecem a ofertar preços cada vez menores, paralelamente ao aumento de Mbps no tráfego de informações.

Em relação à tecnologia de terceira geração (3G), Póvoa prevê amplo crescimento no mercado na produção de serviços e conteúdos Web para celulares. A integração entre TV, computador e telefone, ou seja, a interatividade entre esses três equipamentos será a alavanca propulsora de grandes negócios para as empresas.

"O IPTV vai decolar no País", diz Povoa, ao destacar que muitas empresas, principalmente de telecomunicação, já estão investindo nesse modelo de TV, cujas informações trafegam pela rede IP, ou seja, pela Internet, através de banda larga.

Em 2008, as redes sociais também vão se destacar. O Orkut e o MySpace, por exemplo, vão se expandir através de nichos de audiência. Será necessário conhecer o perfil dos usuários e planejar publicidades mais elaboradas e estratégicas capazes de atingir o público-alvo. "As empresas precisam conhecer mais seus consumidores para expor seus produtos".

Como várias pesquisas apontam, esse será o ano do spam. Segundo levantamento realizado pela consultoria do IDC, em 2007, dos 100 bilhões de e-mails enviados diariamente em todo o mundo, mais de 40 bilhões foram spams. Por isso, Póvoa acredita que haverá uma solução capaz de proteger a caixa de e-mail. 

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.