Busca aprimorada no Google

17/05/2007

O Google anunciou seus primeiros passos decisivos rumo ao modelo de busca universal que pretende oferecer ao usuário uma forma de busca e de visualização online mais integrada e compreensível. A companhia também apresentou um design atualizado da homepage e novas ferramentas que têm como meta tornar a navegação mais rápida e fácil para auxiliar os usuários a localizar a informação que estão procurando.

“Nosso foco sempre foi tornar a experiência de busca do usuário o mais simples e objetiva possível”, diz Marissa Mayer, vice-presidente de produtos de busca e experiência do usuário do Google. “O objetivo principal da busca universal é romper os silos que armazenam as informações que existem na web e fornecer a melhor resposta toda vez que o usuário digitar sua pesquisa”.

A visão do Google para a busca universal é pesquisar todas suas fontes de conteúdo, comparar e exibir toda a informação em tempo real e entregar um pacote de resultados de busca único e integrado que oferece ao usuário exatamente o que ele procura. A partir de hoje, a companhia vai agregar informações de um grande número de fontes previamente selecionadas – como vídeos, imagens, notícias, mapas, livros e websites – em um único conjunto de resultados.

O portal avisa que, inicialmente, os resultados da busca universal poderão ser sutis. Com o tempo, os usuários irão perceber a inclusão de outros tipos de conteúdo complementar nos resultados de suas buscas.

A empresa também está divulgando a primeira etapa de um mecanismo de ranking aprimorado que compara diferentes tipos de informação de forma automática e objetiva. Como sempre, os resultados de buscas do Google são exibidos em ordem de relevância automaticamente por algoritmos para oferecer os melhores resultados para os usuários em qualquer lugar do mundo.

“O nível e velocidade da inovação na busca no Google aumentou. Ela é baseada em algoritmos e não é transparente para o usuário. Os usuários só vêem os resultados mais precisos, com mais freqüência, num maior número de idiomas, que é a nossa meta principal”, afirma Udi Manber, vice-presidente de engenharia da empresa.

A página principal do Google e algumas aplicações foram também atualizadas com uma nova barra de navegação para facilitar o acesso aos produtos mais conhecidos do portal. Agora, em vez dos links aparecerem acima da caixa de buscas da página do Google.com, os usuários poderão ver uma barra de navegação no topo, do lado esquerdo da página, com várias propriedades de busca do Google e produtos conhecidos como o Gmail, Google Calendar, Google Docs e Spreadsheets, e Picasa.

Está disponível também o Google Experimental, disponível no Google Labs. Esse novo site de testes oferece aos usuários a oportunidade de pôr à prova alguns dos últimos experimentos de busca e inovações e dar feedback à empresa. Uma das primeiras experiências a ser colocada no site permite que os usuários vejam os resultados de suas buscas em um mapa ou uma linha do tempo.

Por exemplo, quando alguém procurar por “Albert Einstein” no Google Experimental, ele pode escolher ver os resultados em um mapa que mostra as localidades citadas em páginas da web sobre Albert Einstein ou em uma linha do tempo que ilustra a vida de Albert Einstein.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *