Bluetooth oferece facilidades na casa, no carro e até nas roupas No ratings yet.

06/08/2007

Quando se fala em Bluetooth a primeira coisa que vem à cabeça é a conexão entre fones de ouvido e o celular, ou do aparelho de MP3 com os fones. Mas o Bluetooth vai além destas conexões. Ele pode trabalhar para interligar teclados, caixas de som, mouses, montar redes para a transferência de arquivos e o envio de dados para a impressão.

Aqui no Brasil ainda não existem muitos produtos que utilizam o Bluetooth dentro das residências, com exceção dos desktops e notebooks. Lá fora, você encontra a tecnologia aplicada em sistemas de som, telefones sem fio, entre outros. Câmeras fotográficas e impressoras, por exemplo, também vêm com o Bluetooth para a troca de arquivos e transferência de dados. TVs e Home Theaters utilizam a tecnologia para fazer a conexão com as caixas de som e eliminar os fios que atrapalham a decoração.

Já existem experiências para colocar o Bluetooth integrado em microondas, liquidificadores, geladeiras e outros eletrodomésticos, que podem ser controlados pelo celular ou por controles remotos universais, que gerenciarão também luzes e o ar-condicionado.

Veja aqui alguns produtos que tem Bluetooth e podem ser usados em casa.

No trabalho
Não muito diferente dos produtos para a casa, os escritórios usufruem de conexões Bluetooth para teclados, mouses, caixas de som e impressoras.

PDAs e celulares utilizam esta tecnologia para sincronizar agendas de compromissos, contatos entre si e com os desktops e notebooks. Além disso, por meio de uma conexão Bluetooth, o celular pode se transformar em um modem e acessar a Internet via banda larga, eliminando assim a necessidade de utilizar um Hot Spot Wi-Fi.
Nas linhas de produção das indústrias existem sensores com Bluetooth integrado que facilitam o controle de produção ou -como no caso da Fedex e UPS, empresas de entrega de mercadorias- utilizam a tecnologia para identificar os pacotes de suas entregas sem a necessidade de um leitor de código de barras.

Marcelo Ayres – Para o UOL Tecnologia

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *