As tecnologias estratégicas para 2004


25/10/2003

Quais as tecnologias que deverão estar sendo utilizadas em 2004? Esta é uma pergunta que com certeza todos os CIOs se fazem com frequência. A resposta foi dada pelo vice-presidente do Gartner,Carl Claunch, em sua palestra na manhã desta sexta-feira no simpósio ITxpo, em Orlando, Florida.

Claunch apresentou a lista das 10 tecnologias consideradas estratégicas para o próximo ano. Encabeça esta lista o Instant Messaging e, entre as vantagens da utilização do servico no ambiente corporativo, o executivo citou o fato de ser presencial, ou seja, você tem certeza que a pessoa está do outro lado recebendo a mensagem naquele momento. Mas sem deixar de mencionar, no entanto, que há questões relacionadas a privacidade que devem ser consideradas e que o serviço não foi desenhado com a preocupação de proteger as informações que por ele circulam.

O Real Time Data Warehouse aparece como segundo da lista dos 10 +, seguido de segurança para redes wireless. Em quarto lugar na lista aparecem os Internal Web Services, que facilitam a comunicação entre os diversos sistemas dentro do ambiente corporativo. O executivo lembrou que a interoperabilidade é mais barata do que a integração.

A chamada Real Time Infrastructure, que define e faz com que sejam colocadas em prática políticas claras de funcionamento da infra-estrutura de TI, como tempo de resposta por exemplo, aparece em quinto lugar na lista seguida pela telefonia IP e por Utility Computing, conceito que define a compra de capacidade de TI, seja hardware ou software, de acordo com a necessidade da empresa, numa espécie de “on demand”.

Em oitavo lugar na lista aparece o Grid Computing, que facilita o trabalho colaborativo, seguido pela nova tecnologia de segurança de rede, plataforma que integra todos os dispositivos de seguranca da empresa, e por Radio Frequency ID Tag, sistema de identificação via rádio, sucessor do código de barras que, embutido em produtos ou objetos como crachás, traz informações pertinentes àquele objeto.

Estas são, portanto, as 10 tecnologias estratégicas para 2004, anunciou Claunch. Ele lembrou que se trata de uma lista restrita e que diversas outras tecnologias também devem ser consideradas, entre as quais smartphone, portais corporativos e Linux para empresas.

Stela Lachtermacher é Diretora Editorial de TI e Telecom

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.