As opiniões dos consumidores na internet ganham importância


20/05/2005

Novos softwares estão ajudando as empresas a manterem-se a par dos comentários dos consumidores sobre seus produtos, utilizando a tecnologia dos sites de busca para classificar as opiniões publicadas em blogs e sites. Este foi o tema principal do grupo “Blogs, foruns e sites: capturar os comentários dos consumidores online” de uma conferência sobre Estratégias de Sites de Busca que aconteceu em Nova York.

Um analista senior da JupiterResearch apresentou um estudo que mostrava que quando os consumidores buscam empresas na internet, é muito provável que apareçam pelo menos 3 resultados de mensagens de consumidores enviadas a blogs entre os 10 primeros resultados.

Os blogs e os foruns proporcionam aos consumidores o anonimato que necessitam para dizer exatamente o que pensam sobre qualquer coisa, desde política até café, sem serem castigados ou marginalizados por externarem suas opiniões. Essa é provavelmente uma das formas mais puras de saber o que pensam os que as empresas têm a disposição.

Por essa razão é que novos softwares foram desenvolvidos com objetivo de controlar o que os consumidores escrevem em foruns públicos e blogs, como o Discussion Miner da Buzz Metrics ou o BlogPulse 2.0 da Intelliseek.

Diversas empresas passaram a utilizar os blogs não só para controlar e responder às tendências dos consumidores e eliminar falhas nas relações antes que se tornem públicas, mas também para planejar o desenvolvimento de novos produtos.

Com tradução da emarket

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.