Aracruz implanta sistema e-Fornecedores

05/07/2003

A Aracruz, produtora de celulose branqueada de eucalipto, finaliza a implantação do sistema e-Fornecedores, desenvolvido pela Techbiz (Grupo TBA) e Usiminas. A solução permite que todas as cotações e compras da empresa sejam feitas pela internet, além de fazer toda a busca por melhores preços e, automaticamente, seleciona o fornecedor com as melhores condições.

A expectativa da Aracruz é de que, em seis meses, todas as compras nacionais e internacionais, sejam feitas via e-Fornecedores. A decisão de implantar foi tomada a partir da análise dos resultados obtidos no Sistema Usiminas, dos quais a solução foi desenvolvida. Em três anos de funcionamento, a siderúrgica registrou redução nos gastos com papel, correio e fax em torno de 70%. Cerca de 90% de todas as compras são feitas pela Internet, com os 8,2 mil fornecedores cadastrados, inclusive do Japão, Alemanha e Estados Unidos.

A empresa está implantando todos os recursos disponíveis do e-Fornecedores, ferramenta típica de e-Procurement, além de agregar novas funcionalidades ao produto. Uma das ferramentas em implantação, o sistema de transferência eletrônica de dados (EDI) permitirá a transferência eletrônica dos dados de notas fiscais dos fornecedores para o Sistema de Gestão Empresarial (ERP) da indústria que realizou a compra. Assim, o lançamento das notas fiscais, que era feito manualmente, passa a ser totalmente automatizado. A Aracruz também tem acesso a relatórios de Performance dos Fornecedores, através de uma metodologia de avaliação de desempenho quanto à qualidade, cumprimento de prazos e políticas de preços. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.