150 mil senhas da Inter.net à deriva e online No ratings yet.


11/03/2003

Imagine ter a senha do seu email exposta a qualquer pessoa e saber que podem estar lendo suas mensagens, descobrindo seu CPF, endereço e telefone neste exato momento.

Eis a situação de vários usuários da Inter.net no Brasil, formada por 11 provedores: STI, Openlink, Pontocom, Domain, Correionet, Servnet, TBANet, Elógica, GlobalNet e Horizontes, além da própria Inter.net como provedora de acesso.

No último sábado (08), cerca de 150 mil senhas e logins foram divulgados na internet para qualquer um ver. O arquivo completo, com quase 5 Mb de texto, espalhou-se rapidamente pela rede e muita gente fez a festa, entrando na caixa postal de ex-namoradas, amigos e desafetos.

Até o final da manhã do dia seguinte, o suporte técnico da Inter.net desconhecia o ocorrido, conforme apurou o Webinsider. Após serem devidamente informados pelos usuários, a resposta padrão dos atendentes do suporte durante o resto do dia foi que “medidas cabíveis seriam tomadas e que os usuários seriam alertados”.

A notícia espalhou-se através do blog de uma suposta hacker de 23 anos, que assume a responsabilidade de ter invadido a Inter.net e da distribuição do arquivo com as senhas. A hacker usa os apelidos de Mel, Melzinha ou Melpôneme e é relativamente bem conhecida por já ter divulgado, entre outras peripécias, as senhas de 6,5 mil usuários da Brasil Telecom em fevereiro. A Brasil Telecom confirma o ataque e os números divulgados pela hacker, garantindo que já tomou ações corretivas para sanar o problema.

Paulo Rebêlo

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *