Menos de 30% das empresas de SP fazem negócios pela internet

05/04/2010

Uso da web para compras e vendas online é mais comum entre as empresas atacadistas e a indústria

Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo junto a 500 executivos de todos os segmentos indica que 29% das empresas já compram ou vendem pela internet, especialmente as da indústria e do atacado.

• Não compra nem vende pela internet: 71%
• Compra: 14%
• Vende: 7%
• Compra e vende: 8%

Por setores:

Comércio atacadista
• Não compra nem vende: 66%
• Compra: 15%
• Vende: 12%
• Compra e vende: 6%

Indústria
• Não compra nem vende: 68%
• Compra: 10%
• Vende: 13%
• Compra e vende: 9%

Serviços
• Não compra nem vende: 72%
• Compra: 16%
• Vende: 3%
• Compra e vende: 9%

Comércio varejista
• Não compra nem vende: 74%
• Compra: 14%
• Vende: 7%
• Compra e vende: 6%

Instituição financeira
• Não compra nem vende: 76%
• Compra: 13%
• Vende: 8%
• Compra e vende: 3%

Segundo a superintendente de marketing da ACSP, Sandra Turchi, entre as empresas que ainda não realizam negócios pela Internet, quase a metade (47%) declara que não o faz por "falta de necessidade de usar esse canal", mas 19% dizem que falta estrutura ou conhecimento para utilizar as ferramentas de comércio eletrônico.

"Na minha avaliação, entre as empresas que dizem não ter necessidade existe ainda grande desconhecimento sobre as possibilidades que a web oferece. Há muitas vantagens em investir no comércio online, uma prova disso é a conversão de grandes redes varejistas para o mundo digital. Porém, há cuidados básicos que devem ser tomados na implantação do negócio, como a seleção de fornecedores sérios", opina Sandra.

• Falta necessidade: 47%
• Falta estrutura interna/equipe: 13%
• Não sei como proceder/falta conhecimento: 6%
• Falta foco nesse assunto/falta tempo: 5%
• Falta de segurança: 5%
• Site em construção/elaboração: 4%
• Produtos não precisam/não são adequados: 3%
• Produtos específicos para cada cliente: 2%
• Não tem site/suporte-e-mail: 2%
• Nada/nenhum: 13%

• Das empresas que fazem negócios (29% do total) na internet, 60% têm loja virtual e 64% das compras são de pessoa jurídica, ou seja, mercado B2B.

• Do total das empresas pesquisadas, aproximadamente 11% fazem e-commerce, ou seja, vendas B2C.

• Das empresas que fazem e-commerce, a solução logística mais utilizada, além da própria empresa (15%), são os Correios (15%).

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.