Associação Comercial de São Paulo incentiva negócios online
26/05/2009
Uma das entidades mais antigas na união dos setores empresarias quer levar tecnologia e modernidade aos seus associados. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), graças a uma parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), está trabalhando para que empresas de menor porte possam transformar negócios tradicionais em operações digitais sem gastar muito.
Este projeto começou em novembro de 2008 com a realização da 5ª edição do Ciclo MPE.net, ciclo de seminários gratuitos sobre comércio eletrônico voltado para pequenas e médias empresas. Durante o evento, as duas entidades assinaram um acordo de colaboração que tem o objetivo de incentivar a adoção do comércio eletrônico pelas empresas de pequeno e médio portes.
Em 114 anos de história, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atua ao lado de pequenas, médias e grandes empresas. São 30 mil associados e 500 mil usuários diretos. O objetivo da parceria com a Câmara-e.net, segundo Sandra Turchi (foto), diretora de marketing da ACSP, é levar ao pequeno e médio empresário o conhecimento e as ferramentas necessárias para que ele ingresse no mundo do e-commerce, ou aperfeiçoe sua atuação no mesmo.
“Estamos chamando este projeto de "internetização" das pequenas e médias empresas. A idéia central é facilitar o acesso aos pequenos e médios empresários para que possam obter mais informação e apoio de forma facilitada.”
Sandra diz que metade dos inscritos no evento já possuía algum tipo de e-commerce e a outra metade desejava desenvolver muito brevemente. “Conseguimos atrair exatamente o público que buscávamos. Tivemos mais de mil inscrições, o que pode ser considerado um grande sucesso, em se tratando do primeiro encontro realizado por essa parceria.”
Retorno positivo
Os associados da ACSP que participaram desse evento já tiveram acesso a um grande conteúdo, tanto no seminário, como no site da entidade. Porém, como o projeto ainda é bastante recente, não foi possível levantar maiores dados. “Estamos implementando um mapeamento junto aos nossos associados sobre como está à situação das PMEs com relação a fazer negócios online. Com isso poderemos oferecer um serviço mais focado nas suas necessidades. A idéia é ter esse mapeamento ainda no primeiro semestre”, conta Sandra Turchi.
Além do programa de seminários, que visa disseminar conhecimento e desmistificar a internet para esse público, a ACSP também lançará em breve um espaço no portal da associação comercial, que está passando por reformulação. Nesse espaço dos PMEs ficarão disponíveis diversas informações sobre internet, marketing online e e-commerce. A idéia também é evoluir para que exista uma comunidade onde os associados possam interagir, além de enviarem suas dúvidas.
“Estamos prevendo também um programa de parcerias com empresas conhecidas do setor, para oferecermos aos empresários soluções mais práticas e confiáveis. Isso fará com que a entrada das PMEs no universo online seja mais rápida e fácil, tendo em vista que esses empresários são, normalmente, carentes de estruturas de marketing e TI e, principalmente, de tempo para buscarem todas essas informações em locais diferentes”, conclui Sandra.
O NEGÓCIO ONLINE
Eliana Aparecida Gonzalez, da papelaria Genial Gifts, faz vendas pela internet desde 2002. A experiência começou dentro da sua casa. “Vendia objetos usados como impressora, relógios antigos e óculos no Mercado Livre. Com os bons resultados nas vendas fui crescendo e comprando objetos de personagens, como bolsas, carteiras, cadernos e estojos. Em 2007 apareceu a oportunidade de um espaço que o meu marido e o primo dele estavam vendo para montar uma pastelaria. Fui com eles para ver o local e comentei com que daria para montar a minha lojinha. Amadurecemos a idéia e montamos a Genial Gifts.”
Associada da ACSP há um ano e meio, Eliana participou da 5ª edição do Ciclo MPE.net. Durante o evento descobriu que as vendas no comércio eletrônico cresceram muito e que precisa divulgar mais sua loja. “Tenho que investir em marketing pois o e-commerce ainda tem muito para crescer e se você não aparecer não terá chances de expandir.”
A Genial Gifts já está na internet e apesar do processo de conquista de público para vendas online ser lento, Eliana acredita estar no caminho certo. “Tenho certeza que este tipo de comércio é o caminho do futuro.”
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!