Japão anuncia computador 76 vezes mais veloz que o atual líder
26/07/2005
O governo do Japão anunciou nesta segunda-feira que revolucionará o mundo da informática em cinco anos com um supercomputador capaz de fazer cálculos a uma velocidade 76 vezes maior que a máquina mais rápida existente hoje.
As tsunamis, que deixaram centenas de milhares de vítimas no ano passado, foram um dos motivos pelos quais o Japão decidiu acelerar o projeto, já que a máquina será capaz de analisar com detalhes o comportamento de correntes marítimas e prever desastres naturais.
De acordo com o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, o computador funcionará com uma velocidade máxima de dez petaflops, ou seja, dez trilhões de operações por segundo.
O flop é uma medida de velocidade de processamento de computador. Um teraflop equivale a um bilhão de operações por segundo. Já um petaflop equivale a mil teraflops ou um trilhão de operações por segundo.
Esse tipo de máquina é necessário para simular experiências que são quase impossíveis de serem feitas hoje em dia ou levariam muito tempo para serem executadas. Segundo os especialistas japoneses, o computador poderia ser usado para testar novos medicamentos ou modelos virtuais de formação e de evolução das galáxias, por exemplo.
O projeto está orçado em 100 bilhões de ienes, ou US$ 900 milhões. Os Estados Unidos também planejam contruir um supercomputador até 2010. Até setembro, o computador mais rápido do mundo o japonês Earth Simulator, de 35,9 teraflops. Hoje, o mais rápido foi desenvolvido pela IBM em parceria com governo americano e tem velocidade máxima de 136,8 teraflops.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!