A Essência do Marketing Estratégico
Freqüentemente profissionais liberais e empresas prestadoras de serviços buscam auxílio e suporte na “batalha” para promover-se da melhor forma no mercado e conquistar novos clientes, o que nos motivou a abordar a questão.
Dentre as principais situações que identificamos, estão a inadequação ou ausência segmentação, posicionamento e orientação mercadológica – o que também ocorre em inúmeras empresas de segmentos e ramos distintos.
E é, justamente, a partir da conjunção e sinergia desses três elementos que se pode compor uma situação favorável para buscarmos o sucesso para “nossas” propostas e sua longevidade no mercado – anseios tão difíceis hoje em dia.
Nossas ofertas ao mercado (produtos, serviços, atendimento, preços etc), bem como nossos programas de comunicação e relacionamento, precisam ser capazes de traduzir continua e perfeitamente a imagem que desejamos.
E isto só será alcançado se nos mantivermos bem informados sobre as necessidades e desejos de nossos clientes e adotarmos o compromisso de atender plenamente às expectativas de nosso público-alvo, sem jamais nos afastar da orientação para a realização dos resultados organizacionais, pessoais e profissionais, pelos quais empreendemos.
Estes fatores envolvidos no core-marketing (essência do marketing estratégico) nos permitem conceber o negócio com ampla vantagem sobre aqueles que o desconsideram, pois fundamentam todos os programas e ações em busca da geração de vantagens competitivas e dos resultados positivos e do sucesso conseqüentes destas.
Este processo está diretamente relacionado ao adequado conhecimento da situação como um todo, à definição de metas, sonhos e objetivos, e, o mais importante, à identificação dos meios ou caminhos que precisamos trilhar para seu alcance e realização.
Defina seus objetivos, identifique fatores importantes para sua realização, selecione o mercado ou público que possa atender bem e vá em frente, pois este é o caminho para quem deseja construir e realizar seus objetivos.
E, então, vamos conceber uma proposta vencedora?!
Bons Negócios!
Leonardo Hoff dos Santos é consultor da Advantage Assessoria e Consultoria Mercadológica – www.advantageconsultoria.com.br
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