emarket ajuda a impulsionar o agronegócio brasileiro

06/02/2009

O acesso à internet no campo não é mais tão complicado. Várias empresas e propriedades rurais já têm conexão via sinal de rádio, podendo chegar a distâncias de vários quilômetros. Esta é uma das razões que contribui para que a compra e venda de produtos e serviços agropecuários através da internet venha crescendo gradativamente.  Sites especializados comprovam, através de audiências elevadas, essa nova tendência. O negócio se expande no mercado rural brasileiro na internet.

O portal MF Rural  foi idealizado no ano de 1999 para ser um shopping rural com estrutura física, onde seria oferecido todo e qualquer tipo de produto agropecuário. No entanto, com os avanços da internet, houve a iniciativa de montar um shopping on-line, que se tornou o portal MF Rural.  O site entrou “no ar” em janeiro de 2005 com o propósito de ajudar produtores rurais a encontrarem produtos rurais com mais agilidade e opções, principalmente de preços.

De acordo com o administrador do site, Renato Lucas, o primeiro grande obstáculo foi de encontrar anunciantes, já que o site estava praticamente vazio e em seguida, encontrar compradores para esses anunciantes, isso quase que simultaneamente, pois o vendedor que não encontrasse comprador não iria continuar anunciando. Para reforçar essa estrutura que estava se iniciando, houve a necessidade de buscar meios para popularizar essa nova demanda. Era preciso criar audiência no site e, para que isso ocorresse, a decisão foi buscar um serviço especializado que ajudasse a definir a melhor forma de captar audiência segmentada de internautas com interesses nesse segmento.

Foi então que surgiu a possibilidade de contratar os serviços da agência emarket, uma empresa especializada em campanhas de publicidade e marketing na internet e que tem, entre suas principais ações, o Marketing em Sites de Busca ou SEO (otimização para sites de busca). Com isso, após um grande trabalho que iniciou há quase três anos, o site passou a figurar entre os primeiros resultados dos principais sites de busca para uma quantidade muito grande de palavras-chave relacionadas ao agronegócio e aos produtos anunciados no portal. Isso fez com que a audiência fosse crescendo gradativamente e, hoje, quase 60% dos visitantes são provenientes dos sites de busca.

À medida que aumentou a visibilidade do portal, diversos vendedores, produtores e empresários rurais mudaram a visão em relação à internet e a possibilidade de negociação neste meio, depois de acompanharem na prática o processo. “Algumas empresas chegaram a montar uma estrutura só para atender os clientes vindos deste novo veículo, como é o caso de uma concessionária de tratores do interior de São Paulo que já vendeu mais de um milhão de reais em tratores para pessoas de lugares que jamais imaginaram vender”, diz Renato Lucas.

Segundo informações de estatísticas do site, os acessos são provenientes de todos os estados brasileiros e também de brasileiros que estão fora do país.  Somente no mês de novembro de 2008, o site teve 696.345 visitas únicas. Ou seja, num período de 30 dias, mais de meio milhão de pessoas fizeram algum tipo de transação pelo site. A média de negociações ocorridas durante um período de 30 dias gira em torno de 300 a 400 mil reais. Somente durante o primeiro semestre de 2008 o volume de negociações realizadas pelo site foi de R$ 2.289.917,80.

Ainda em relação ao trabalho da emarket, é importante destacar, conforme informou o proprietário do portal, que 3 anos após a otimização do site, da audiência mensal do site, em torno de 300.000 visitantes o localizam nos sistemas de busca. Em um ano, o bom posicionamento do site nos sites de busca é responsável por nada menos do que 3,5 milhões de visitas.

Essa revolução tecnológica proporcionada pela internet chegou para mudar todos os conceitos criados para o homem do campo. Não há mais barreiras, ou falta de informação. Tudo é muito rápido e transformador. O agronegócio só tem o que comemorar. A evolução do segmento rural no meio online está apenas iniciando. A tecnologia da informação tem muito a desenvolver e o agronegócio brasileiro muito a lucrar.

Sites relacionados:
www.mfrural.com.br
www.emarket.ppg.br

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