Um novo jeito de vender e comprar na rede


15/03/2004

Nos EUA, um criminoso tem usado os populares classificados online Craiglist para vender carros roubados e roubá-los de volta poucos dias depois. O golpe, embora seja um exemplo extremo, ilustra o fato de que fazer negócios através de classificados online pode ser bastante arriscado: não existe qualquer garantia de que você não vai se dar mal.

Mas o novo serviço online Tribe.net quer resolver o problema ao criar uma rede de usuários confiáveis que fazem negócios entre si. O serviço tem o apoio de duas empresas publicadoras de jornais – a Knight Ridder Digital e o Washington Post, ansiosas por recuperar a força de seu negócio de anúncios classificados, enfraquecido por iniciantes como o Craiglist.

O Tribe.net faz parte de uma nova classe de serviços de rede chamados “softwares sociais”. Outros exemplos dessa nova tendência são o Friendster e o LinkedIn. Atualmente em fase beta, o Tribe.net vem sendo descrito como uma mistura de Friendster com Craiglist. Nas oito semanas desde que a startup de San Francisco que desenvolve o projeto começou a funcionar, ele atraiu mais de 18 mil usuários.

Depois de preencher um formulário de perfil detalhado e ingressar numa rede ou “tribo” de pessoas com interesses semelhantes (como grupos de fãs do programa TechTV ou do festival de arte alternativa Burning Man), os usuários do Tribe.net são incentivados a realizar várias transações, que vão desde recomendar dentistas até vender carros. (segue)

Leander Kahney

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.