YouTube quer dividir receitas publicitárias com usuários

30/01/2007

Chad Hurley, um dos fundadores do YouTube, anunciou durante o Fórum Econômico Mundial que o site irá passar a dividir as receitas de publicidade com seus usuários.

Hurley, que em novembro passado vendeu a empresa que ajudou a fundar para o Google por US$ 1,65 bilhão, afirmou que uma das maiores inovações em que estão trabalhando no momento é encontrar uma forma de fazer com que os usuários do YouTube possam lucrar com os conteúdos que postam.

Na página do YouTube, são vistos cerca de 70 milhões de vídeos diariamente.

“Temos uma audiência suficientemente grande para poder respaldar a criatividade dos internautas repartindo os ganhos com os usuários”, disse Hurley. “Iremos trabalhar nisso nos próximos meses.”

Mas Hurley não deu detalhes sobre percentuais das receitas a que os usuários terão direito nem de que forma isso poderá ser contabilizado.

Hurley afirmou que, quando fundou o site, ele e seus parceiros – Steve Chen e Jawed Karim – pensaram que dividir os ganhos com os internautas poderia criar uma comunidade de usuários apenas motivados por interesses financeiros, ao invés da paixão pelos vídeos, como desejavam. Por isso, resistiram esse tempo todo à idéia de compartilhar suas receitas.

da Folha de S.Paulo

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.