Yahoo e Google aumentam lucro impulsionado por publicidade


22/04/2005

O investimento por parte de empresas em publicidade na internet vem aumentando significatimente nos últimos meses. E isso está se refletindo no aumento do faturamento dos gigantes Google e Yahoo. Prova disso, são as notícias publicadas durante a semana, que apontam as vendas de anúnicos online como fontes principais para esse aumento de receita.

O Google, site líder de buscas na internet, aumentou em quase seis vezes seu lucrou no 1º trimestre de 2005, em relação ao mesmo período do ano passado, graças ao contínuo crescimento das receitas de publicidade. O Google registrou lucro líquido de US$ 369,2 milhões nos primeiros três meses do ano, contra US$ 64 milhões no primeiro trimestre de 2004. A receita total da companhia ficou em US$ 1,26 bilhão no período.

Praticamente todas as receitas da empresa vêm de anúncios publicitários que aparecem quando os internautas digitam determinada palavra-chave na ferramenta de pesquisa do Google.

Também o provedor de internet Yahoo Japan, anunciou na última quarta-feira que seu faturamento em 2004 subiu 55,4%, apoiado por suas vendas de publicidade e seus serviços de leilões online.

Nos últimos 12 meses, o faturamento do Yahoo Japan chegou a 117,78 bilhões de ienes (aproximadamente 1,08 bilhão de dólares), segundo fontes da empresa citadas pela agência local Kyodo. O lucro líquido para esse período foi de 36,52 bilhões de ienes (335 milhões de dólares), o que supõe uma alta de 47,1%.

Para o aumento do faturamento contribuíram com 23,2% os leilões de internet enquanto os avisos por palavras, que oferecem serviços de buscas por palavra chave e concessionários de automóveis online trouxeram 24,9% do total. O faturamento por publicidade do Yahoo Japan cresceu 74,8%, chegando a 38,9 bilhões de ienes (356 milhões de dólares).

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.