World Wide Web completa uma década de existência

Hoje, o domínio www, que digitamos praticamente todas as vezes que visitamos um site, completa dez anos de existência.

No dia 30 de abril de 1993, a Organização Européia de Pesquisas Nucleares (CERN) apresentou um documento declarando que uma pequena peça de software chamada World Wide Web era de domínio público.

O anúncio, que marcou o desenvolvimento da grande rede em todo o mundo, há uma década, foi comemorado e divulgado nesta quarta-feira (30/04) pela instituição. No final de 1993, os Web browsers já começavam a pipocar nas máquinas dos usuários dando origem à Internet que conhecemos hoje.

A CERN lembra que a idéia da Web começou em março de 1989, quando o cientista de computadores Tim Berners-Lee escreveu uma proposta para a criação de um “Sistema de Gerenciamento de Informações Distribuídas” direcionado à comunidade de físicos envolvidos com alta tecnologia.

No Natal de 1990, a idéia de Berners-Lee transformou-se na World Wide Web, com seus primeiros servidores e browsers rodando na CERN e espalhando-se por outros laboratórios de física do mundo.

De acordo com o Centro Nacional de Aplicações de Supercomputação, também em abril foi anunciado o primeiro browser chamado Mosaic, um software que utilizava gráficos e simplicidade para abrir a grande rede mundial para as massas.

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *