Windows XP suportará chips de 64 bits AMD e Intel


25/09/2003

A Microsoft revelou ontem uma versão do Windows XP que funciona com o processador Athlon 64 da AMD. O vice-presidente para clientes Windows, Chris Jones, acrescentou que o sistema operacional também funcionará com um processador de 64 bits da Intel, caso a companhia desenvolva um para PCs.

Os executivos da Intel ainda não divulgaram publicamente o lançamento de um chip de 64 bits para computadores pessoais, alegando que os PCs atuais não suportam esta tecnologia, que processa os dados de forma mais rápida que os chips de 32 bits.

Analistas chegaram a especular que a Microsoft criaria um sistema operacional compatível com os chips de 64 bits da AMD, pois o produto foi lançado antes do processador da Intel. O Athlon 64 poderá executar aplicações tanto de 64, quanto de 32 bits.

Mas Jones disse em uma entrevista, antes do lançamento do Athlon 64, que não seria difícil ajustar uma versão do Windows para a arquitetura da Intel. “Nosso sistema operacional vai funcionar desde que a Intel não mude os padrões de instrução de seu chip Itanium de 64 bits”, disse. “Nós vamos desenvolver sistemas operacionais tanto para a Intel quanto para a AMD”, afirmou o executivo citando a possibilidade da Intel lançar um processador de 64 bits para computadores pessoais.

Reuters

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.