\”Wikimania\” se espalha pela internet

07/09/2006
 
Iniciada com a Wikipedia, a enciclopédia gratuita on-line, a “wikimania” se espalha rapidamente pela internet, com sites como o Shop Wiki, um guia de compras virtual, ou o Wiki Travel, sobre viagens.
 
Assim como aconteceu com os blogs, o “boom” destes novos sites baseados no software e na filosofia “wiki” chega acompanhado pela publicidade. Trata-se de algo que, pelo menos a primeira vista, se opõe à filosofia da Fundação Wikipedia, que não abre espaço para a publicidade. Colaboram gratuitamente na redação da enciclopédia on-line milhares de usuários, que fazem com que o site, que tem mais de um milhão de verbetes apenas em inglês, chegue a ameaçar o poderio da poderosa Enciclopédia Britânica.
 
À sombra de Wikipedia, e utilizando o mesmo método, nasceram sites como Wikihow (www.wikihow.com), site com instruções para solucionar todo tipo de problemas, que pretende se transformar no “maior manual do mundo”. Um objetivo ambicioso que está prestes a ser alcançado, a julgar pela marca de 1,1 milhão de visitantes obtida no mês de julho. Além disso, há o guia de compras Shop Wiki (www.shopwiki.com), que garante possuir descrições sobre produtos de mais de 300 mil lojas online. Um dos projetos mais promissores baseado na filosofia e no software de código aberto “wiki” é o Wikitravel (wikitravel.org). O novo site é um desafio para os guias tradicionais de viagens, como o famoso “Lonely Planet”, já que, ao contrário destes, permite que os leitores narrem suas experiências de viagem em primeira mão, e está à disposição de quem quer que seja.
 
E se ainda havia alguma dúvida sobre até que ponto os investidores estão dispostos a tirar proveito do conceito “wiki”, John Gotts as desfez no mês passado. Este empreendedor, conhecido por ter comprado domínios de internet, comprou o domínio Wiki.com por cerca de US$ 3 milhões. “Não teria pago tanto por nenhum outro domínio”, disse Gotts.
 
Agência EFE

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.