Wi-Fi oferece novo padrão de segurança


01/11/2002

A Wireless Fidelity Alliance (WFA) anuncia o padrão WPA (Wi-Fi Protected Access) para redes wireless como forma de consolidar esta tecnologia junto aos usuários corporativos, que são muito sensíveis às questões de segurança.

Wi-Fi, também conhecida como 802.11b, é uma tecnologia que permite a criação de redes wireless num raio de até nove quilômetros. Inicialmente formada para uso doméstico, este ambiente já está sendo usado por algumas companhias para instalações em locais públicos, como aeroportos.

A ferramenta central do sistema permite que laptops e PDAs (personal digital assistant) configurados para esta tecnologia possam detectar automaticamente uma área de Wi-Fi e assim terem a possibilidade de se conectarem na internet.

Os usuários corporativos, no entanto, continuam cautelosos em relação à segurança destas redes, pois, dependendo da tecnologia adotada nestes ambientes, pessoas sem permissão poderiam eventualmente acessar informações confidenciais.

O WPA, que substitui o padrão existente WEP (Wired Equivalent Privacy), adota TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), tecnologia que gera novas chaves de segurança para cada 10K de dados transmitidos pela rede, dificultando assim o acesso às informações.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.