Web vira palanque político


26/08/2004

Com a proximidade das eleições cresce o marketing político digital. Além das campanhas em rádio, TV, jornais, outdoors e panfletos, a Internet surge nestas eleições como uma nova mídia que, segundo especialistas em marketing digital, poderá ampliar as chances dos candidatos vencerem a corrida eleitoral.

“Ao contrário das outras mídias, nas quais o eleitor faz apenas o papel de receptor da mensagem, sem ter a oportunidade de interagir com seus candidatos, na Internet os postulantes aos cargos públicos poderão praticar a democracia para, sem ferir a legislação eleitoral, recorrer a recursos que agregarão às campanhas, como nunca antes foi possível, o marketing de relacionamento”, diz Indio Brasileiro Guerra Neto, um dos pioneiros da Internet no Brasil e sócio-diretor do i-Group, centro de treinamento especializado em planejamento e gestão de projetos digitais.

Segundo ele, com as vantagens de interagir com o eleitorado que a Internet proporciona os candidatos poderão, por exemplo, promover um chat-debate, realizar enquetes com seus eleitores para ouvir deles quais são suas principais reivindicações e discutir os principais temas do município. “Com isso os candidatos terão uma poderosa ferramenta de relacionamento para conhecer o perfil do eleitorado. De posse destes dados poderão desenvolver campanhas de e-mail marketing ou oferecer conteúdos noticiosos relacionados aos principais temas de suas plataformas eleitorais”, analisa Indio Brasileiro.

O especialista em Internet lembra que até as últimas eleições os marqueteiros vinham tratando os políticos como um novo sabonete ou uma nova marca de cerveja que precisam lançar e aumentar as vendas, mas que agora o cenário é diferente. ´´Pode até ter funcionado no passado remoto, mas hoje, depois de seguidas frustrações com candidatos que apresentaram belíssimas embalagens, mas conteúdos enganadores, os eleitores devem estar mais atentos e seletivos nas prateleiras eleitorais´´, avisa. “Certamente não bastará mais um slogan de efeito, uma musiquinha empolgante, símbolos como corações, estrelas ou tucanos para convencer o eleitor a sacramentar a vitória nas urnas”, completa.

Considerando os números da Internet brasileira, não se deve desprezar seu poder para conquistar eleitores. Hoje, de acordo com o Ibope, 28% da população brasileira já têm acesso a Web, o que totaliza aproximadamente 47 milhões de pessoas; 33% delas pertencentes às classes C, D e E. Mais ainda, 75% destes usuários estão em idade eleitoral, sendo quase 20% com faixa etária entre 18 e 24 anos. (segue)

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