Web ganha espaço na compra de veículos No ratings yet.


11/05/2004

A internet não é o meio mais utilizado para pesquisas por consumidores que pretendem comprar um carro, embora já apresente participação significativa no processo. A constatação é de uma pesquisa do Ibope/NetRatings, realizada a pedido do portal Webmotors, que teve por objetivo descobrir os hábitos dos compradores de veículos e a utilização da web na aquisição.

De acordo com o estudo, do total de 2.985.274 compradores entrevistados, 12,25% utilizaram a web para pesquisar. À frente da rede aparecem visitas às concessionárias autorizadas, mecanismo adotado por 41,50% dos compradores; jornais, por 33,50%; e visitas às lojas de várias marcas (20,25%).

“A participação de 12% não é pequena. A internet tem sido muito importante no processo de informação dos compradores de carros. Em cima da base [de compradores que possuem internet] sua participação é bastante significativa”, declara José Eduardo Ferreira, vice-presidente do Webmotors.

Segundo o levantamento, dos 778.858 compradores de automóveis que utilizaram a internet no processo de compra, 67,68% utilizaram a rede para consultar o preço; 45,45% buscaram os modelos disponíveis e 37,37%, os opcionais do veículo procurado, como ar condicionado, vidros elétricos, entre outros.

“A informação por busca de preços é mais representativa porque apresenta a convergência entre os compradores e vendedores. Aqueles que estão tentando vender seu carro buscam na rede um parâmetro para o preço, e os compradores, vêem quais os padrões para o modelo desejado”, explica Ferreira.

A pesquisa revelou também que a maioria dos consumidores que não realizaram a compra pela web (cerca de 32%) prefere ver e avaliar pessoalmente o veículo antes de comprar. O segundo motivo para a compra física relatado — por cerca de 30% dos entrevistados — foi a possibilidade de conseguir descontos e melhores condições de negociação. A preocupação com segurança foi o quarto motivo mais indicado pelos consumidores (20%). (segue)

Site relacinado: www.webmotors.com.br

Daniela Braun com colaboração de Camila Fusco

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *