Vendas de música online despencam 39% no trimestre


04/11

As vendas de música pela Internet caíram 39% no terceiro trimestre de 2002 sobre o mesmo período do ano passado. A queda foi conduzida principalmente pelo aumento dos serviços gratuitos de compartilhamento de arquivos online e da prática de gravação de CDs, segundo estudo da comScore Media Metrix.

De acordo com o instituto, o declínio nas vendas online de CDs pode ser encarado como uma séria ameaça à indústria da música, que parece estar perdendo sua batalha contra a proliferação de músicas gratuitas disponíveis na rede.

A pesquisa mostra também que não somente as vendas de música online estão caindo, como estão recuando de forma acelerada. Para se ter uma idéia, as vendas de música online em 2002 caíram 12% no primeiro trimestre, 28% no segundo, até despencar 39% no terceiro.

A comScore disse ainda que as vendas para os três primeiros trimestres do ano caíram 25% sobre o período equivalente do ano passado, saindo de US$ 730 milhões em 2001 para US$ 545 milhões este ano.

A queda é um reflexo do crescimento das redes peer-to-peer (P2P), como o KaZaA e Morpheus. Ambos os serviços tinham menos de 1 milhão de usuários domésticos mensais nos EUA em junho de 2001, mas, em março de 2002, o KaZaA passou a somar 5,8 milhões de assinantes e o Morpheus bateu os 7,2 milhões. O KaZaA continua a inflar, com mais de 10 milhões de usuários domésticos americanos em setembro de 2002, de acordo com a comScore.(segue)

[ Scarlet Pruitt – IDG News Service, Boston ]

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.