Vem aí Wanda, o handheld sem fio três-em-um


17/03/2003

A Texas Instruments criou um protótipo de handheld Pocket PC que integra três tecnologias sem fio: conectividade para redes Wi-Fi, rede local sem fio Bluetooth e uso do padrão de telefonia GSM/GPRS. Em um único aparelho, será possível acessar a Internet e redes locais, imprimir documentos e falar ao telefone celular, por exemplo.

O protótipo foi chamado pela Texas Instruments de Wanda (Wireless Any Network Digital Assistant – assistente digital para qualquer rede sem fios) e deve chegar ao mercado mundial pelas mãos de outros fabricantes.

O Wanda usa o processador OMAP 1510, da Texas, conhecido pela grande capacidade de processamento de informações multimídia, como áudio e vídeo, e roda o sistema operacional Pocket PC 2003, da Microsoft, segundo um comunicado da companhia.

O padrão adotado para rede Wi-Fi é o 802.11b, em um processador criado para uso específico em aparelhos portáteis. Esse processador, assim como o chip Bluetooth e o chipset GSM/GPRS, foram projetados para maior performance com menor consumo de energia.

Além dos três modos de conexão wireless, o Wanda vem com 64 MB de memória, tela colorida de 240 x 320 pontos, conexão pela porta USB e infravermelho, slot para cartões SD/MMC. Pela descrição da Texas Instruments, o Wanda também tem uma câmera digital com resolução de 800 x 600 pixels. O PDA mede 117,7 x 74,4 x 20 mm e pesa 174 gramas.

O Wanda foi feito em parceria com a Accelent Systems e a Texas Instruments prevê que os primeiros modelos que usam o projeto chegam ao mercado já no mês que vem.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.