Usuários vêem Web como crucial mas duvidam da credibilidade

Os usuários de Internet consideram a rede uma importante fonte de informação, mas questionam a credibilidade de seu conteúdo, revela pesquisa divulgada hoje.

O relatório UCLA sobre Internet, uma pesquisa global com milhares de pessoas sobre como elas usam a rede, mostrou também que os usuários estão um pouco menos preocupados com o risco de roubo de dados pessoais e de cartões de crédito, embora poucos usem a Internet para fazer compras.

De acordo com a sondagem, realizada pelo Centro de Comunicação da Universidade da Califórnia em Los Angeles, os usuários de Internet assistiram a 5,4 horas a menos de televisão em 2002 do que pessoas que não usam a rede.

“Lançamos a pesquisa para estudar as mudanças que a Internet pode ter em nossas vidas”, disse à Reuters Jeff Cole, diretor do centro.

A pesquisa mostrou que, dos 71,1% de norte-americanos que usam a Internet, 61,1% classificaram a rede como muito importante ou extremamente importante, comparado com 57,8% de repostas para jornais, 50,2% para televisão e 40% para rádio.

Apenas 52,8% dos usuários acreditam que a maioria ou toda a informação online teve credibilidade em 2002, abaixo dos 58% em 2001 e dos 55% em 2000.

“O que vimos é que as pessoas estão começando a ficar um pouco céticas”, acrescentou Cole. “Acredito que isso é um sinal de que as pessoas estão ficando mais espertas. “Segundo ele, as taxas de credibilidade da Internet deverão continuar caindo nos próximos anos.

A sondagem também mostrou menos pessoas fazendo compras pela Internet, mas gastando mais. Dos usuários adultos, 39,7% fizeram compras online em 2002, abaixo dos 50,9% em 2001.

Mas quem comprou gastou em média US$ 100,70, acima dos US$ 70,21 gastos em 2001, mas abaixo dos US$ 113,43 em 2000.

Dos usuários, 88,8% disseram estar preocupados com a privacidade durante as compras online, uma queda em relação aos 94,6% do ano anterior.(segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.