Uso do banco pela internet cresceu sete vezes no país em 3 anos


12/06/2003

O número de operações bancárias realizadas pela internet cresceu sete vezes em três anos. Entre 2000 e 2003, o volume de operações bancárias se expandiu 610%, de 369,7 milhões para 2,279 bilhões. Foi um dos segmentos da área da automação bancária que mais cresceu, em termos de quantidade de operações, nos últimos anos no Brasil.

No ano passado, quando os bancos investiram R$ 3,5 bilhões em tecnologia da informação, 13,2% a mais do que em 2001, houve um aumento de 177,9% no uso de internet banking. Na contrapartida, as operações que envolveram funcionários das agências caíram 14% e a ida aos terminais de auto-atendimento decaiu 21,5%.

Hoje, existem no país 15 milhões de clientes bancários com acesso à rede. A maioria, 13,6 milhões, é de pessoas físicas. Em 2000, o volume total de clientes conectados era de 8,3 milhões.

As informações constam da pesquisa anual realizada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e divulgada nesta quarta-feira durante o 13º Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras (Ciab).

Segundo Carlos Eduardo Corrêa da Fonseca, diretor de tecnologia da Febraban, os números refletem a migração dos clientes das agências e caixas eletrônicos para a comodidade da internet. (segue)

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.