Uso de softs-espiões cresce 953% em um ano na internet


05/05/2003

O uso de softs-espiões –conhecidos por “spyware”, programas que se instalam no computador do usuário pela internet sem o seu conhecimento– cresceu 953% em um ano na web. Segundo o especialista em segurança Eric Howes, defensor da privacidade na Universidade de Illinois (EUA), atualmente esses softs estão escondidos em 1.317 sites – há um ano, estavam em apenas 125 páginas.

De acordo com dados levantados por Howes, que cataloga esse tipo de software há três anos, também cresceram as “espécies” de spyware: desde o ano passado, elas passaram de 56 para 493.

O spyware podem direcionar o internauta a sites pornográficos e de jogos on-line, monitorar o comportamento do usuário –espionando os sites por ele visitados– ou até desencadear a abertura de uma série de pop-ups na tela da vítima, causando a perda de performance do PC.

“É extremamente agressivo e abusivo. E a maioria dos internautas não faz idéia de como se proteger ou desfazer os estragos causados por esses programas”, diz Howes. (segue)

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *