UniGlobo prova a eficácia da universidade virtual


01/07/2004

Pioneiro na América Latina, menos de três anos depois, reconhecido pelo Ministério da Educação, o projeto criado para democratizar o acesso ao capital intelectual da maior rede de comunicação do continente já formou mais de 3.500 alunos. Mas promete chegar aos quatro mil muito em breve

A maior rede de televisão da América Latina decidiu usar os recursos da Internet para viabilizar o acesso de seus mais de 10 mil funcionários, distribuídos em 117 afiliadas, Brasil afora, ao imenso acervo de conhecimentos gerados após 39 anos de atividades. E está provando que santo de casa faz milagre, sim. Antes de completar três anos, com o apoio de uma equipe de educadores e do próprio capital intelectual formado na casa, a Uniglobo, primeira universidade virtual criada por uma empresa de Comunicação na América Latina, já formou e reciclou, com a ajuda da Internet, mais de 3.500 profissionais, em Jornalismo (Edição de Arte, Edição de Imagem, Chefia de Redação e Reportagem), Comercial (Prospecção de Clientes, Contato Comercial, Negócio Propaganda, Gestão de Vendas), Marketing (Treinamento de Mídia, Planos Comerciais) e Engenharia (Teoria de Áudio, Teoria de Vídeo, Vídeo Digital, Sistemas de Transmissão), para citar alguns dos 35 cursos de conteúdo próprio já produzidos.

Com o respaldo tecnológico da plataforma AulaNet, software de e-learning fornecido gratuitamente pela EduWeb, a Uniglobo Virtual oferece cursos online que vão além da simples disseminação de informações de uso profissional. “Na área da comunicação, não existe nada igual na América Latina”, garante Beth Accurso, consultora da Rede Globo de Televisão, que estará apresentando o projeto durante o Tec Eduction 2004, dias 25, 26 e 27 de agosto de 2004, no ITM Expo, em São Paulo, promovido pela Humus Consultoria Educacional.

Também diretora-presidente da Eduvir, empresa especializada em soluções aplicadas à educação virtual e gestão do conhecimento, que presta também consultoria pedagógica ao projeto, Beth considera que a UniGlobo Virtual é um sucesso absoluto, graças a um conjunto de características inéditas. Uma delas é o fato de resultar de minucioso trabalho dos próprios profissionais da Rede Globo. “É gente que entende de TV falando para quem trabalha em TV”, argumenta a consultora. A riqueza do conteúdo, segundo ela, é garantida pela excelência dos profissionais da Rede Globo. A UniGlobo Virtual tem, ainda, o respaldo de um dos mais completos bancos de casos, que, introduzem o universitário virtual na teoria e prática das atividades profissionais.

Mas não é só isso. A programação, que explora avançados recursos de videoconferência complementares, vai muito além do convencional. “A idéia é estimular, ao mesmo tempo, a geração, disseminação e gestão de conhecimentos de importância estratégica para cada um dos funcionários em suas respectivas funções”, aponta Beth. A consultora conta que o projeto nasceu, quatro anos atrás, quando a Rede Globo identificou a possibilidade de potencializar o uso dos recursos de e-learning, aplicando-os não apenas à simples disseminação e retenção da informação no ambiente corporativo, mas à gestão do conhecimento, conceito que orientou a criação da UniGlobo Virtual.

A plataforma tecnológica adotada é o AulaNet, software distribuído pela EduWeb, empresa especializada em soluções de e-learning, com mais de 5 mil cópias em uso, no Brasil e em vários outros países da América Latina, Europa, África e Estados Unidos. (segue)

Please rate this

 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *