Uma audiência leal torna campanhas online mais eficazes


31/07/2003

Quando anunciantes e agências decidem realizar uma campanha publicitária na Internet devem escolher os sites para desenvolvê-la. O último estudo da Associação de Editores Online norte-americana (OPA) aconselha que seja analisada a afinidade dos internautas com esses sites.

A enquete, chamada “O impacto da afinidade da audiência na execução publicitaria”, estabelece três parâmetros para medir essa lealdade:

– probabilidade de recomendar o site a um amigo,
– grau de satisfação com os conteúdos,
– o site é ou não considerado “favorito”.

A OPA assegura que a eficácia da publicidade online é diretamente proporcional ao nível de identificação dos usuários com esse site. Se somarmos o alto grau de empatia dos usuário com uma grande exposição da campanha, a resposta dos usuários será ainda maior.

Portanto, a identificação com o site vai refletir em uma maior probabilidade de compra. 38% dos usuários que se consideram muito identificados respondeu que ficam propensos a comprar a marca anunciada durante os três meses seguintes.

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