Um Palm que tira fotos


12/09/2003

Com o lançamento das linhas Zire e Tungsten, no fim do ano passado, parte dos consumidores da plataforma Palm – que queriam bom preço e mais recursos – acabou ficando órfã. Primeiro, porque o Zire original era funcional, mas muito simples: não tinha tela colorida nem possibilitava expansões. Segundo, porque o Tungsten T seria um sonho de consumo muito alto, devido ao seu preço e, principalmente, por estar voltado ao mercado corporativo. A lacuna entre esses dois produtos, no entanto, foi preenchida com um novo o Zire 71, handheld com preço atraente (R$ 1.299) e um montão de recursos – tela colorida, MP3, vídeos e câmera digital.

À primeira vista, o seu design se parece com tantos outros computadores de mão, com quatro teclas de atalho na base do aparelho, um joystick que substitui as antigas teclas de navegação, uma entrada para cartões de memória do tipo Secure Digital (SD) e a tela, com a parte inferior destinada à entrada de dados usando escrita. Entretanto, a parte de trás do Zire 71, com acabamento em alumínio, esconde o grande segredo: a câmera digital integrada ao aparelho, a primeira do gênero e que segue a onda lançada pelos telefones celulares. A um leve movimento o handheld se desliza e revela a câmera, escondida entre a frente azul e a parte prateada, e um botão disparador na frente do computador portátil.

Ao acionar a câmera, de imediato a ótima tela de 320 por 320 pontos com resolução de 65 mil cores se transforma em um visor ampliado do que se quer fotografar. Basta escolher a cena e clicar. As fotos são armazenadas na memória interna de 16 MB, com 13 MB livres para guardar o que quiser, ou nos cartões SD, vendidos separadamente – e uma boa opção para gravar mais fotos.

A resolução máxima das imagens geradas é de 640 por 480 pontos, perfeita para uso na internet ou para enviá-las por e-mail, mas insuficiente para uma ampliação em papel fotográfico com maior definição. Não há flash ou zoom e a câmera faz todos os ajustes de exposição automaticamente, assim como o ajuste de branco para capturar as imagens. Basta deslizar a tampa da lente de volta ao seu lugar e o Zire 71 já mostra as miniaturas das imagens – com opção de visualizar todas as fotos separadas por álbuns ou ainda assistir a um slide show com as fotos em seqüência. Ao sincronizar o Zire 71 com o PC, as fotos são transferidas para o software Palm Desktop para serem editadas e enviadas por e-mail, entre outras opções. (segue)

Henrique Martin

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.