Transmissões online democratizam o acesso à informação

03/05/2008

A possibilidade de acompanhar os acontecimentos a partir da tela do computador seja no trabalho, na escola, ou em casa; este é o resultado imediato do projeto Transmissões on-line, promovido pela Prodeb – Cia. de Processamento de Dados do Estado da Bahia, que nos últimos dois meses promoveu oito transmissões em tempo real.

"Estamos tendo a oportunidade de divulgar eventos da vida política e cultural do Estado da Bahia. Diálogos que hoje, devido ao próprio caráter dos veículos de comunicação, normalmente, não compõem a programação aberta", pontua Elias de Oliveira Sampaio, Diretor-presidente da Prodeb. Um dos principais objetivos do projeto é contribuir com uma leitura mais ampla das ações de interesse público; democratizando, desta forma o acesso à informação.

O projeto iniciado em outubro de 2007, já transmitiu pela internet mais de 20 eventos entre eles; a abertura dos trabalhos legislativos; a visita da Secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice à Bahia; a abertura da Conferência Estadual de Juventude, que reuniu em (28/03), mais de 2 mil jovens em Salvador; e na última semana a assinatura com a Microsoft de programa de capacitação de 25 mil jovens na Governadoria e a assinatura de convênio com a Unesco para reforma do centro histórico de Salvador.

Uso da tecnologia para o desenvolvimento
A tecnologia necessária para efetivar as transmissões on-line realizadas pela Prodeb, Provedor Corporativo de Tecnologia da Informação do Governo da Bahia, vêm sendo desenvolvida ao longo dos últimos seis meses e o principal desafio continua sendo viabilizar o tráfego de imagens e áudios, daqueles locais onde a infra-estrutura é precária.

www.prodeb.ba.gov.br

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.