Terra Lycos e IBM criam novo serviço de mensagens


01/11/2002

O grupo espanhol de mídia e Internet, Terra Lycos AS, anunciou, nesta quinta-feira (31/10), que pretende unir diversos serviços de mensagens instantâneas oferecidos regionalmente, para lançar um novo sistema, com base na tecnologia IBM, no final deste ano.

O Terra Lycos disse que a primeira versão do novo serviço, desenvolvida sobre o software Lotus Sametime, de troca de mensagens em tempo real, será gratuita. No entanto, em 2003, a companhia planeja lançar versões pagas do serviço com características adicionais e melhor performance.

Atualmente, o grupo Terra oferece versões separadas de serviços de Instant Messaging (IM), nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina. Tal mercado é encabeçado pela America Online, que conta como serviço ICQ, somando 135 milhões de usuários, e com o AOL Instant Messenger (AIM), com 80 milhões de usuários, no mundo.

Na corrida por uma parcela mais significativa deste segmento, também estão a Microsoft Corp., com o MSN Messenger, e a Yahoo Inc., que oferece o Yahoo! Messenger.

Assim como a AOL, o grupo Terra Lycos também visa a interoperabilidade entre ferramentas de IM, usando um protocolo chamado SIMPLE, que também faz parte dos planos da Microsoft.

Esta semana, a America Online anunciou que está testando o “bate-papo” entre o AIM e o ICQ. A empresa também hospeda o serviço de mensagens instantâneas da Apple, o iChat.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.